A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, esteve presente na manhã desta segunda-feira (23 de outubro), no Nova Esperança - Residencial Barra do Riacho, em Aracruz, para a entrega simbólica das chaves das 537 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.
Também estiveram presentes o governador Renato Casagrande, o senador Fabiano Contarato, os deputados federais Jack Rocha e Helder Salomão, além do prefeito Dr. Coutinho e autoridades do Município.
Durante o evento, a ministra Simone Tebet lembrou dos tempos em que foi prefeita de Três Lagoas (MS).
“É sempre uma emoção. Aqui não está a ministra, está a mulher e está a mãe, que foi prefeita de uma cidade do tamanho de Aracruz. Naquela época estávamos com o presidente Lula. Foi o momento em que a minha cidade (Três Lagoas - MS) mais recebeu casas populares”, recordou a ministra.
E ainda disse:
“Entregar a chave da casa própria a uma mãe de família é uma emoção ímpar. A casa é a porta de entrada para a cidadania, para todos os outros direitos”.
Segundo Tebet, outras 1.500 casas foram entregues no restante do País, “depois de quatro anos de obras paralisadas”.
Liderança de Barra do Riacho, Valdinei Tavares, comemorou o ato solene por ter sido, como membro da ONG Amigos da Barra do Riacho, um dos que arregaçou as mangas para que esse dia fosse possível.
Desde 2011, quando as famílias foram retiradas de suas casas no bairro Nova Esperança, Valdinei vem cobrando responsabilidade por parte das autoridades. E as cobranças continuam.
"Estou aqui no Nova Esperança novamente, agora após a entrega simbólica das chaves. Foi tudo lindo e maravilhoso. Mas fica aqui a preocupação. Estivemos aqui na terça e na quarta-feira passada para acompanhar a vistoria das casas. E infelizmente vimos a dificuldade das pessoas para chegarem. Horário de ônibus é precário, valor da tarifa é precário. As pessoas tiveram dificuldade para chegar”, constatou
A partir do dia 6 de novembro, as chaves começarão a ser entregues e Tavares cobrou na tarde desta segunda-feira que o poder público disponibilize caminhões para que as mudanças das pessoas sejam realizadas.