O suicídio era até bem pouco tempo um assunto considerado tabu. Mas com números crescentes registrados por órgãos governamentais foi preciso uma ação mais positiva dos governos. E uma delas foi o funcionamento em todo Brasil do atendimento 24 horas por dia do número 188.
Trata-se de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), que assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para disponibilizar um número que atenda pessoas que estejam necessitando conversar e ter apoio emocional para prevenir o suicídio.
Em setembro de 2015, foi dado início ao atendimento pelo número 188, que se trata de um número sem custo. O primeiro estado a disponibilizar o apoio foi o Rio Grande do Sul.
A partir do último domingo os estados da Bahia, Maranhão, Pará e Paraná passaram a contar com o serviço de apoio e prevenção ao suicídio, estados que faltavam nessa empreitada.
As ligações para o 188 são gratuitas e podem ser realizadas a partir de números fixos ou celulares. Somente em 2017, o CVV recebeu cerca de dois milhões de ligações. Para 2018, a expectativa é atingir 2,5 milhões de atendimentos.
No CVV existem profissionais voluntários capacitados para o atendimento. A meta do Ministério da Saúde é diminuir em 10% o nũmero de mortalidade por suicídio até 2020.
Segundo pesquisa disponível no site do Ministério da Saúde, no mundo o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Já no Brasil, esta é a quarta maior causa de mortes de jovens com a mesma idade. Entre os homens brasileiros, esta é a terceira maior causa, enquanto entre as mulheres brasileiras é a oitava maior causa de mortes.
Ainda no Brasil, de 2011 a 2016, a maioria das tentativas de suicídio foi entre as mulheres, cerca de 69% contra 31% dos homens. A maior parte de suicídios por envenenamento ou intoxicação.
Agora o Brasil entrou nesta cruzada na prevenção do suicídio. E o número 188 é uma ferramenta de apoio para as pessoas que se virem na necessidade de ter um apoio emocional.