Embora a melhor identificação de Luiz Paulo Vellozo Lucas seja sua gestão em Vitória, por ter sido prefeito da capital por dois mandatos entre 1997 e 2005, na Orla de Aracruz o candidato a deputado federal pelo PPS guarda lembranças e carinho especiais.
Era em Santa Cruz que o político se aconselhava e recarregava as energias para retornar ao dia a dia de administrador público. Por causa de sua tia Maria Tereza Vellozo Becker, a dona Tetê como é conhecida, Luiz Paulo visitava o distrito com frequência, juntamente com seu filho mais velho, André Lucas.
Admirador das maravilhas do distrito, como o rio Piraquê-açu, onde o político gosta de passear de escuna, Luiz Paulo conta como pretende atuar na Câmara dos Deputados. Ele afirma que pretende lutar por um Espírito Santo mais autônomo e independente.
Experiência no parlamento ele alcançou entre 2007 e 2010 e na visão do candidato a deputado federal, o Espírito Santo deve deixar de ser subserviente e ser mais competitivo em relação ao Brasil.
“Para avançar é necessário romper com a visão subserviente voltada para a obtenção de ‘ajuda federal’ para uma postura de luta por mais autonomia para que possamos nos desenvolver com base nas nossas extraordinárias vocações e riqueza do nosso patrimônio ambiental, histórico e cultural”, avaliou Luiz Paulo.
O desenvolvimento sustentável, na opinião dele, deve estar aliado à utilização da criatividade e habilidades individuais ou de grupos, a chamada economia criativa.
“É preciso um olhar de economia verde, de economia criativa e de desenvolvimento sustentável para poder transformar esses ativos ambientais, culturais e históricos em progresso, em prosperidade”, finalizou o candidato.