Nos últimos meses a população brasileira foi obrigada a aprender alguns termos por conta de uma doença gerada pelo coronavírus (SARS-COV 2). Uma infinidade de letras e códigos também entraram no vocabulário nacional. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu nesta quarta-feira (11 de março) alerta de pandemia (enfermidade epidêmica amplamente disseminada) de Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
Os números da doença pelo mundo são grandes. A Itália se isolou e se mostra no chamado Estado de Sítio, onde ninguém pode entrar ou sair do país. Até esta data foram registradas 463 mortes naquele país. Já a China, que possui 80.924 casos confirmados da doença, registrou 3.140 mortes.
No Brasil, foram confirmados 52 casos até esta quarta-feira sem morte registrada.
O Ministério da Saúde alerta que “a infecção humana pelo 2019-nCoV é uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), segundo o Regulamento Sanitário Internacional”.
Isto significa que qualquer suspeita da doença causada pelo coronavírus deve ser imediatamente notificado. A resistência ao tratamento e às determinações dos órgãos de saúde pública podem ser enquadradas como crime.
Em Vila Velha, um paciente com suspeita de infecção pelo SARS-CoV 2 se nega a permanecer em isolamento domiciliar, o que já levou a Secretaria Municipal de Saúde a acionar o Ministério Público para adoção urgente de medidas legais do Poder Judiciário “em razão do risco de contágio de seus contatos próximos e à coletividade em geral”.
De acordo com o Ministério da Saúde, 90% dos casos de coronavírus poderão ser atendidos nos postos de saúde. A orientação oficial é que ao detectar os sintomas iniciais do vírus (febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza) a pessoa procure a Unidade de Saúde mais próxima.
No Espírito Santo, os hospitais de referência são Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, na Serra, e Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória.
FORMAS DE PREVENÇÃO
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por aproximadamente 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Evitar aglomerações quando estiver doente;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
DADOS DA DOENÇA
- Período de incumbação do coronavírus para os primeiros sintomas: de dois a 14 dias;
SINTOMAS INICIAIS
- Semelhante ao resfriado;
- Febre baixa;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Coriza.
ALGUNS DADOS DA DOENÇA NO BRASIL E NO MUNDO
BRASIL
Alagoas: um caso confirmado
Bahia: dois casos confirmados
Distrito Federal: dois casos confirmados
Espírito Santo: um caso confirmado
Rio de Janeiro: 13 casos confirmados
Rio Grande do Sul: dois casos confirmados
São Paulo: 30 casos confirmados
MUNDO
Argentina: uma morte (12 casos confirmados)
China: 3.140 mortes (80.924 casos confirmados
Irã: 237 mortes (7.161 casos confirmados)
Itália: 463 mortes (9.172 casos confirmados)
Reino Unido: três mortes (323 casos confirmados)
FONTE: Ministério da Saúde