Tudo que você gostaria de saber para votar nas eleições 2020, mas não tinha coragem de perguntar está no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também no site do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O prazo para se inscrever como eleitor, alterar domicílio eleitoral ou alterar dados cadastrais termina nesta quarta-feira (6 de maio).
O que é melhor. Nem precisa se aglomerar na porta da Justiça Eleitoral do município. Tudo está ao seu alcance com apenas um clique.
Pensando na saúde do eleitor e também dos servidores que atendem o público por conta do alto contágio do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral elaborou um aplicativo que permite o requerimento de alistamento (1ª via do Título de Eleitor), alteração de dados do cadastro e também a mudança de endereço (transferência de domicílio eleitoral), de forma remota.
Ainda utilizando o aplicativo, é possível solicitar a mudança de local de votação para as pessoas que necessitam de uma melhor mobilidade.
Mas o site do TRE-ES deixa claro que os eleitores que fizeram a solicitação de algum serviço antes do dia 24 de abril, deverá repetir o pedido. É que o app passou por uma atualização, de forma que estão disponíveis novas funcionalidades.
PANDEMIA X ELEIÇÕES
Por conta da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral viu a necessidade de criar um Grupo de Trabalho para analisar a possibilidade de realização do pleito 2020 sem alterações.
E na última semana, no dia 29, o GT emitiu um relatório confirmando que a Justiça Eleitoral possui condições materiais para a realização das eleições.