Com o novo aumento no número de casos de Covid-19, os alertas passaram a ser mais agressivos e assustadores. Mas esses alertas são direcionados a quem vive no negacionismo de que a doença não existe ou na posição de que “todos vão morrer um dia”.
A propaganda começa assim: “Isso é uma entubação. Caso a máscara pareça desconfortável”. E por aí vai.
Não é “fake news” (notícia falsa). A máscara reduz o índice de contaminação pelo coronavírus.
Dezenove artigos publicados no site do Centro de Doenças dos Estados Unidos indicando comprovada eficácia do novo acessório obrigatório.
E a propaganda que já circula nas redes sociais é uma resposta para as pessoas que não acreditam que uma nova onda de Covid-19 esteja às portas.
As orientações das autoridades sanitárias permanecem as mesmas: “A pandemia ainda não acabou; O uso de máscara é obrigatório; Evitem aglomerações; O distanciamento social é uma forma de prevenir a propagação da doença”.
No dia 19 deste mês, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, alertou a população sobre o aumento do número de casos da doença em todo o Brasil.
“No Espírito Santo, apresentamos na fase de recuperação três cenário possíveis: a) Queda lenta e sustentada da internação e dos óbitos; b) Estabilidade de 300 pacientes em UTI-Covid/dia (dentro da variação de 10%); c) Aumento sustentado dos óbitos e das internações acima de 330 pacientes/dia”, apontou o secretário.
Utilizando-se das redes sociais, Nésio Fernandes, admitiu que depois do dia 27 de outubro houve oscilação da internação em UTI-Covid.
“A ocupação ultrapassou variação de 330, apresentando tendência clara de crescimento de casos graves”, disse o secretário.
FRASES DO CARTAZ
Intubação para você viver.
Caso não queira usar máscara.
Caso não evite aglomeração.
Caso não cuide da higiene.
Caso ache que o covid-19 não existe.
Caso acredite que tudo isso é uma invenção do sistema.
Caso você tenha sorte de ter um leito no hospital, mais especificamente um leito de UTI e tenha um ventilador mecânico decente para você usar.