noticias819 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Brasil

19 de abril: Dia dos Povos Indígenas

2023 marca o primeiro ano em que a nomenclatura é utilizada, após a aprovação da lei 14.402, de julho de 2022. O Dia do Índio, como era chamado, era uma nomenclatura considerada pejorativa.

Publicada em 19/04/23 às 11:49h - 187 visualizações

Jornal Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia 19 de abril: Dia dos Povos Indígenas  Compartilhar a noticia 19 de abril: Dia dos Povos Indígenas  Compartilhar a noticia 19 de abril: Dia dos Povos Indígenas

Link da Notícia:

19 de abril: Dia dos Povos Indígenas
Visita da atual ministra Sonia Guajajara à Aldeia Piraquê-açu, em 2018  (Foto: Jornal Voz do Piraqueaçu)

“O futuro é aquilo que o passado quis destruir”. Com essa frase tem início à campanha ”Nunca mais um Brasil sem nós”, que tem como objetivo dar visibilidade aos 305 povos indígenas que resistem no Brasil.


Este é o primeiro ano em que o 19 de abril deixa de ser o Dia do Índio e passa a ser o Dia dos Povos Indígenas.


A lei que modificou a nomenclatura foi aprovada em julho do ano passado. Portanto, somente em 2023 foi possível utilizá-la pela primeira vez. 


O relator da lei foi o senador capixaba Fabiano Contarato que defendeu a mudança. Segundo ele, a palavra “Índio” era considerada preconceituosa pelos povos indígenas.


A ministra dos Povos Indígenas é a maranhense Sonia Guajajara que visitou aldeias capixabas, localizadas em Aracruz, em 2018, à época candidata à Vice-Presidência da República, na chapa encabeçada pelo hoje deputado federal Guilherme Boulos (Psol). Ela esteve nas comunidades de Pau-Brasil, Comboios, Caieiras Velha e Piraquê-açu.


MENSAGEM DO MINISTÉRIO DOS POVOS INDÍGENAS


“O futuro é aquilo que o passado quis destruir. É a vida que o perverso quis dizimar. Mas, com a força e a sabedoria da ancestralidade persiste, persevera, luta, existe. O futuro é o oposto de um passado que deve ser ultrapassado. Que é selvagem, que é pobre, que é irrelevante. Que o futuro saia agora de seu esconderijo de cesto de palha lacrado à cera. E surja deslumbrante, pintado de urucum e jenipapo. Preparado com as dádivas de um mundo de concreto que também é seu. O futuro se revela, as amarras se desatam. Nossas vozes bradam. Terra indígena, futuro ancestral. Nunca mais um Brasil sem nós. Ministério dos Povos Indígenas.”





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Luciana Barcelos

19/04/2023 - 12:26:12

Boa tarde, povos indígenas brasileiros, contém comigo nessa jornada de luta. Vcs são os verdadeiros donos da terra brasilis, muito obrigada por preservar nossa natureza e nossa história e cultura. Gratidão.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!