O mamão está entre as sete primeiras frutas da pauta de exportação do Brasil. O Espírito Santo continua sendo o maior exportador dessa fruta, basicamente para países da União Europeia, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Neste sábado (28), os produtores de mamão de Vila Valério e região, no noroeste do Estado, terão a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e palestras sobre o do o que há de mais inovador na cultura do mamoeiro, no Dia de Campo realizado pelo curso de Agronomia da FAESA, juntamente com o Centro de Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), e apoio de empresas parceiras da região.
A formação será na Fazenda Mirante, em Vila Valério, das 8h às 12 horas. Ao todo serão 150 vagas disponíveis para a capacitação gratuita e as inscrições podem ser feitas através deste link: Os produtores irão aprender sobre algumas das tecnologias mais inovadoras e sustentáveis para o cultivo do mamão, como a cultura do mamão sexado, e muitas outras técnicas para melhorar a produtividade das lavouras.
O Dia de Campo Agro FAESA é a quarta edição de um projeto que visa capacitar os agricultores e produtores rurais capixabas com a apresentação inovações que contribuam com o incremento da produtividade e rentabilidade das lavouras. Segundo o coordenador do curso de Agronomia da FAESA, Renan Queiroz, os temas são cuidadosamente estudados e adaptados às particularidades de cada município, com o intuito de capacitar os profissionais e alinhar seus conhecimentos às últimas novidades, enfatizando questões de sustentabilidade e outros aspectos relevantes.
“Desde o início do projeto, nosso objetivo tem sido capacitar e levar inovações para as lavouras em todo o Estado, e cada edição tem sido uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. Já passamos por Jaguaré, onde focamos na cafeicultura, em Sooretama, explorando o mundo da pimenta-do-reino, em Linhares, com o 'Dia de Campo do Cacau', e agora, em Vila Valério, vamos abordar um tema de grande importância na região, o cultivo do mamão. Cada um desses eventos nos permite explorar e contribuir para o desenvolvimento da agricultura capixaba em todo o seu potencial”, destaca Queiroz.
Sobre a cultura de mamão no Espírito Santo
Segundo o Incaper, o mamão está entre as sete primeiras frutas da pauta de exportação do Brasil, mas menos de 1,6% da produção brasileira é exportada, devido ao mercado internacional ser altamente competitivo, cada vez mais exigente em produtos com elevado padrão de qualidade e restritivo em relação aos problemas fitossanitários. Em 2019, o Espírito Santo produziu 403.278 toneladas, com uma área plantada de aproximadamente 6.874 ha. A produtividade no Espírito Santo é em torno de 50 t/ha ano, acima da média nacional.
Cultivado em praticamente em todos os estados da federação, são nas regiões Sudeste e Nordeste que se encontram instalados os principais polos de produção da fruta no Brasil, sendo a Bahia e o Espírito Santo responsáveis por cerca de 70% da área e da produção de mamão no país.
A cultura concentra-se na região norte do Estado, cujas condições edafoclimáticas favoráveis possibilitam sua exploração como atividade agrícola de alta rentabilidade e de grande importância econômica e social. São cultivados mamoeiros tanto do grupo Solo (frutos com 350 e 600 g), conhecidos comumente como “mamão Papaia ou Havaí”, quanto do grupo Formosa, com frutos maiores, entre 800 e 1.200 g.
Os municípios inseridos na região do Polo de Mamão são: Linhares, Aracruz, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Pinheiros, Boa Esperança, Pedro Canário, Montanha e Mucurici. As lavouras de Formosa estão localizadas, praticamente no extremo norte do Estado, nos municípios de Pinheiros, Pedro Canário, Mucurici, Boa Esperança, Montanha e Conceição da Barra. Já as do grupo Solo concentram-se nos municípios de Linhares, Aracruz, Sooretama, São Mateus e Jaguaré, sendo considerados os principais produtores.
SERVIÇO
Dia de Campo Agro FAESA
Tema: Cultivo do Mamão
Data: sábado 28/10
Horário: das 8 horas às 12 horas
Local: Fazenda Mirante - Vila Valério/ES
Inscrições: site da FAESA, pelo endereço:
https://forms.gle/wwdFDqgQa2K2CmEb6
Com informações da Assessoria de Comunicação da FAESA