Seis e 55 da manhã desta sexta-feira (08 de dezembro) foi o horário exato que o portuário aposentado Herval Nogueira Júnior, 61 anos, após sinalizar com cones a ES-010, deu início à limpeza de um pequeno trecho da rodovia, em frente à empresa Imetame, na Barra do Riacho. Do acostamento local, o idoso juntou uma quantidade razoável de areia.
Herval Cidadão, como é conhecido em Aracruz, não quis esperar pela limpeza da via que deveria ser feita por órgãos públicos.
Durante o período da manhã em que Herval passou juntando a areia do acostamento apareceram um representante da empresa e também uma viatura da Polícia Militar. Afinal, o idoso estava na beira da estrada no horário de entrada dos trabalhadores. Ele chamou a atenção para sua causa.
O aposentado sabe bem dos riscos que representa um monte de areia na beira de um acostamento. Em janeiro de 2022, Herval Cidadão saiu de Barra do Riacho, onde reside, pedalou mais de 1.300 quilômetros para acompanhar a posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Eu sei que esse monte de areia é um risco para quem está pedalando, então, eu resolvi removê-la do acostamento para evitar que algum trabalhador que usa bicicleta para ir ao trabalho venha a se acidentar”, justificou Herval Cidadão.
RESULTADO POSITIVO
Para Herval Cidadão, sua manifestação solitária rendeu um resultado positivo, já que no final do dia observou que trabalhadores da empresa Imetame foram até o acostamento e limparam-no.
No final do dia um trecho da via recebeu uma limpeza
“Hoje é dia 8 de dezembro e a manifestação de hoje de manhã serviu para mostrar que nós não estávamos errados. Vale a pena contestar, protestar. No mesmo dia, a Imetame veio fazer o trabalho. Os caminhões espalharam a areia. A ES-010 está toda contaminada”, apontou o aposentado.
PEDALAÇO
No último domingo (03 de dezembro), a turma do pedal fez uma manifestação pacífica para cobrar a inclusão de uma ciclovia no projeto de revitalização da rodovia estadual ES-010.
Vários moradores da Orla do município pedaram do Portal de Aracruz até o trevo de Barra do Riacho, nas proximidades de outra grande empresa, o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA).
Parabéns cidadão Herval pela iniciativa é certo que todos foram beneficiados.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!
Bela atitude cidadão. Apesar do poder econômico tratorar a comunidade resiste!Vemos muitas ruas cheias pavimentadas cheias de terra e areia que só são retiradas pela chuva. Infelizmente a limpeza pública está nas mãos de algumas empresas, mas não dá certo. Penso que Aracruz devesse recriar a SALIMPO e fazer o trabalho de limpeza pública!