Feriadão de Nossa Senhora Aparecida chegou e foi embora. Mas os turistas que estiveram em Santa Cruz, distrito de Aracruz, tiveram que disputar espaço nas calçadas com os galhos das árvores podadas que não foram recolhidos.
Durante o feriado, o que se viu foram motoristas buscando vagas nos lugares mais próximos dos restaurantes. Já os turistas que preferiram a caminhada, tiveram que desviar dos montes acumulados na via pública.
A psicóloga Janaína Guimarães reclamou da falta de sombras no local.
"Poxa! O verão está se aproximando e justo agora começaram a fazer a poda de árvores", indagou ela.
Para o professor João Netto, que visitou a cidade pela primeira vez, foi estranho o fato de cortarem as árvores quase por completo.
"Poderiam ter deixado alguns galhos para proporcionar mais sombras no local. Não acho que precisava tirar todos os galhos", apontou ele.
A Secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Aracruz respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que parte do resíduo foi retirada na terça e quarta-feiras (dias 10 e 11 de outubro). No entanto, devido ao feriado, no qual foi decretado ponto facultativo aos servidores, a equipe que realiza tal serviço não atuaria no local. A assessoria disse ainda que todo o material deverá ser recolhido esta semana.
Já em relação à poda das árvores, a assessoria explicou que a Secretaria de Meio Ambiente teria realizado a atividade em conformidade com as orientações do Manual de Arborização Urbana de Aracruz.
Porém, não informou se esta poda é quase a totalidade da árvore.