A Prefeitura de Aracruz enviou projeto de lei que altera Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em até 770%. A votação sobre o aumento do imposto ocorrerá nesta quarta-feira (27 de dezembro) na Câmara Municipal de Aracruz.
Moradores da área rural de Rio Preto, por exemplo, sofreriam um aumento de 770% em seu IPTU, mesmo percentual que deverá atingir os moradores da região rural de Itaparica.
Em Barra do Sahy, na região da Praia dos Quinze, o aumento de ser em torno de 69%. Em Mar Azul, há a proposta de alteração é de até 98%. Em Portal de Santa Cruz, o percentual é de até 110%.
"Sofremos com aumento de IPTU, mas na hora dos benefícios, nós não temos. Ontem mesmo (26 de dezembro) eu estava atrás de água de qualidade para Itaparica porque o que mandaram para nós era lama", reclamou a presidente da Associação de Moradores de Itaparica e Portal de Santa Cruz (AMIPO), Liceliana Souza.
Além das reclamações da líder comunitária, vale apontar que ainda faltam ações de infraestrutura importantes, como pavimentação, ou no mínimo, patrolamento de ruas. Rio Preto sofre há mais de 40 anos com a falta de água. Recentemente, o Governo do Estado anunciou o abastecimento que deverá ser por conta da Cesan, ou seja, fora da responsabilidade da autarquia municipal, leia-se Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz.
Na Câmara, os vereadores terão a tarefa de definir quem irão agradar: o prefeito Jones Cavaglieri, com um aumento de imposto no apagar das luzes de 2017, ou a população como um todo.