Moradores e turistas ficam sem mercearias em Mar Azul
Dois comerciantes do bairro Mar Azul, na orla de Aracruz, sofreram sanções extremas nesta segunda-feira (15 de janeiro). Os estabelecimentos Mercearia do Adelmo e Padaria e Mercearia Capimineira deixaram moradores e turistas sem muitas opções para as compras mais urgentes.
O comércio foi fechado por não apresentar licenças. O senhor Adelmo informou que recebeu a notificação na última sexta-feira, mas os fiscais que compareceram em seu estabelecimento disseram que voltariam na terça-feira para verificar se ele havia feito as adequações. Anteciparam a fiscalização em um dia.
"Eles voltaram nesta segunda-feira e disseram que caso eu abrisse meu comércio, teria de pagar uma multa em torno de R$ 6 mil. Eu disse para eles, que se isto acontecesse, eu deixaria as mercadorias com eles. Devo ir em Aracruz bem cedo amanhã (terça-feira) para tentar encontrar o pessoal da Vigilância e entregar todos os documentos para eles, antes que eles saiam da Prefeitura", disse o senhor Adelmo.
Com prejuízo que gira em torno de R$ 2,5 mil, o comerciante José Alves Cardoso, proprietário da Padaria e Mercearia Capimineira, lamentou que seu comércio tenha sido fechado por ausência de um documento do Corpo de Bombeiros.
"Me notificaram no dia 4 e disseram que eu teria sete dias para apresentar o documento do Corpo de Bombeiros. Mas acredito que chegaram um dia antes de expirar a data. Meu contador está providenciando tudo", disse o comerciante.
Acostumados a apoiar o movimento cultural no balneário, os dois comerciantes lamentaram ter sido seriamente punidos pela Prefeitura.
Neste verão, Mar Azul tem promovido feirinhas de artesanato todos os finais de semana e ainda contam com apresentações musicais. Todas bancadas pelos barraqueiros e comerciantes locais e sem a participação da Prefeitura de Aracruz.