O fechamento de dois estabelecimentos comerciais que atendiam as necessidades mais urgentes de moradores e turistas de Mar Azul gerou polêmica nas redes sociais e a Prefeitura de Aracruz emitiu uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (16 de janeiro).
Nesta segunda-feira (15 de janeiro), os proprietários de uma mercearia e de uma padaria/mercearia disseram ter sido surpreendidos com o lacre de seus estabelecimentos por fiscais da Prefeitura de Aracruz.
Segue a nota de esclarecimento da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, emitida por meio da Assessoria de Imprensa e Marketing da Prefeitura de Aracruz:
"A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz esclarece que recebeu denúncia anônima sobre condições precárias de estabelecimentos comerciais na localidade de Mar Azul no dia 28 de dezembro de 2017. Diante do ocorrido, já no dia seguinte, 29 de dezembro, os fiscais sanitários visitaram alguns estabelecimentos e constataram que a denúncia procedia.
Foram encontrados produtos vencidos expostos à venda, produtos fatiados mal condicionados e em contato com outros produtos propiciando contaminação cruzada. Também foi verificado que em um local apresentava muita sujeira, tanto em máquinas, quanto em móveis, freezers e equipamentos.
Com isso foi necessário aplicar termos de notificação, apreensão e infração. Também foi passada aos comerciantes instruções e orientações sobre procedimentos a serem adotados. Após seis dias, no dia 04/01, os fiscais voltaram ao local e observaram que nada do que foi solicitado tinha sido cumprido.
Dessa forma foi lavrado um termo de interdição. Vale ressaltar que o fechamento dos referidos comércios não se deu somente pelo fato de eles não apresentarem o alvará sanitário, e sim pelo não cumprimento das notificações. Essa ação visa, principalmente, resguardar a saúde da população aracruzense. Diferentemente do que foi noticiado, Mar Azul possui sim outras opções de comércio que atendem a população local."