Barra do Sahy é um balneário repleto de belezas e com praia de areia branca e água de temperatura agradável. Nesse verão, nada melhor que acalmar o calor com um belo banho de mar. Mas até bem pouco tempo a praia não era para todos.
Pessoas com deficiência estavam fadadas a ficar na areia, ou no máximo, debaixo de um guarda-sol.
Este cenário mudou. Em 2016, a Prefeitura de Aracruz desenvolveu o projeto Nossa Praia, que atende às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
"O projeto começou com a demanda de uma mãe que gostaria de ver seu filho aproveitando a praia. Infelizmente, ele não aproveitou. Mas o espaço Marcus Vinícius de Sousa Vieira existe para atender às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Nossa ideia é ampliar esse projeto para outras praias do município de Aracruz", vislumbrou o professor André Pereira Carvalho Corrêa, que trabalha no projeto.
Ainda na fase de desenvolvimento do projeto, Marcus Vinícius faleceu, mas a ideia de dar um acesso democrático às pessoas com deficiência vingou e o espaço atende a várias pessoas.
O acesso a praias funciona de sexta-feira a domingo, entre 8 horas e 12 horas. O projeto Nossa Praia é desenvolvido na Avenida Ademar dos Reis, nas proximidades dos barcos ancorados na Barra do Sahy.
Segundo André, o projeto, que teve início em 2016, teve como modelo um programa de praia acessível desenvolvido pelo professor Leonardo Miglinas, em Vitória e em Vila Velha. Aracruz foi o primeiro município do interior a desenvolver um modelo semelhante.
"Por conta da troca de prefeitos e da recessão, em 2017 não tivemos o programa. Mas voltamos este ano e já atendemos cinco pessoas. Nossa ideia é atendermos em outras praias como Putiri, Mar Azul e outras", contou André.
O projeto Nossa Praia conta com uma tenda de 6m x 6m, duas cadeiras anfíbias, um chuveiro e um banheiro químico para cadeirantes. Além de André, trabalham no projeto Nossa Praia um estagiário e dois guarda-vidas.
Segundo André Corrêa, o programa atendeu, principalmente, turistas, mas a ideia é que o Nossa Praia se estenda para todo ano e atenda moradores da região.
"Não sei se poderíamos funcionar de 20 em 20 dias ou a cada mês. Mas a ideia é que funcione o ano todo", assinalou o professor.