O fato que era temido pela comunidade do bairro Mar Azul acabou se tornando realidade nesta quinta-feira (01 de fevereiro). A notícia do fechamento da Escola Municipal Pluridocente de Mar Azul, emitida por nota pela Prefeitura de Aracruz, caiu como uma bomba para pais, alunos e moradores em geral.
Na tarde da última quarta-feira (31 de janeiro), a reportagem da Web Rádio Voz do Piraqueaçu esteve em Mar Azul para acompanhar e registrar uma reunião entre servidores da Secretaria de Educação, diretores da Associação de Moradores do Bairro Mar Azul (AMBAMA), pais de alunos e moradores da localidade.
Na ocasião, membros da diretoria da AMBAMA receberam um telefonema cancelando a reunião. E outra reunião foi marcada com o comparecimento do servidor Paulo Neris, assessor do prefeito Jones Cavaglieri. Ele recebeu as sugestões da comunidade e teria dito que as apresentaria ao mandatário.
Ocorre que nesta quinta-feira, a comunidade foi surpreendida com a nota oficial da Prefeitura de que a escola terá suas atividades acadêmicas encerradas e na próxima segunda-feira (05 de fevereiro) os alunos deverão ser deslocados para a Escola Prof. Bárula, em Barra do Sahy.
Para o presidente da AMBAMA, Marcelo Mendes, o fechamento da EMP Mar Azul é um retrocesso e uma imposição de vontades da administração.
"A Prefeitura de Aracruz e sua Secretaria de Educação, de forma antidemocrática e com informações manipuladas e inverídicas fecharam a Escola de Mar Azul por meio de uma nota oficial no site da PMA", lamentou Mendes.
E acrescentou:
"Não ouviram a comunidade, cancelaram a reunião e agora fecharam a escola com argumentos frágeis. Se a Prefeitura fizesse um mutirão de matrículas, encheria a sala", argumentou o presidente da AMBAMA.
Para Marcelo Mendes, a Secretaria de Educação de Aracruz planejou que as matrículas fossem para outros locais, desidratando a escola de Mar Azul.
SEGUE A NOTA DA PREFEITURA DE ARACRUZ
"A Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz informa que a EMP Mar Azul não abrirá normalmente na próxima segunda-feira (05/02) em função de seu reduzido número de alunos que se matricularam. Desses dez alunos, dois foram transferidos para uma escola particular, sendo que no total, cada turma está com uma média de três alunos, o que inviabiliza a formação de turma conforme orientação do MEC, em que cada turma do 1º ao 3º ano do ensino fundamental se forme com 25 alunos e do 4º e 5º ano, 30 alunos.
Desta forma a comunidade não apresenta quantitativo de alunos suficientes para formação sequer de uma turma. Com relação ao espaço, a Secretaria de Educação garante que ele não ficará abandonado, sendo avaliado pela municipalidade para utilização de demandas de outras pastas como a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semdes) e Saúde (Semsa), e até mesmo da própria comunidade.
A Secretaria de Educação informa ainda que todos os oito alunos de Mar Azul foram encaminhados para a escola polo Prof. Bárula em Barra do Sahy. Esses alunos serão conduzidos pelo transporte escolar com acompanhamento de um monitor."