Às 18 horas em ponto os 17 vereadores deram início, nesta segunda-feira (05 de fevereiro), a mais um ano legislativo. A sessão foi marcada por diversas críticas ao Poder Executivo. Mas foram apresentados, na oportunidade, dois projetos de lei.
O projeto 001/2018, de autoria do vereador Alexandre Manhães, visa ao controle reprodutivo de cães e gatos em Aracruz. O autor do PL solicitou a retirada de pauta por três semanas.
Já o PL 002/2018 é de autoria do vereador Alcântaro Filho, que buscou compilar leis federais como o Código Civil, Código Penal, Constituição Federal e o Pacto de San Jose da Costa Rica para a proteção da infância.
"Esse projeto de lei é fruto de estudos, então, foi feita uma compilação de leis federais e internacionais na busca da preservação de alunos da rede pública em relação a conteúdos pornográficos", explicou o vereador.
O projeto "Família educa e Escola ensina", tem por objetivo não expor os alunos da rede municipal de ensino a conteúdos impróprios.
Durante a sessão, Alcântaro Filho apelou ao bom senso dos outros edis para que o projeto seja aprovado.
MAR AZUL
Embora a abertura do ano legislativo tenha tido muitas questões relacionadas ao lixo e à programação de verão, foi a questão do fechamento da Escola Municipal Pluridocente de Mar Azul que movimentou os vereadores.
O vereador Adeir Lozes, o Adeir do Gás, apresentou requerimento para que o presidente da Associação de Moradores do Bairro Mar Azul (AMBAMA), Marcelo Mendes, juntamente com sua vice-presidente, Lúcia, fossem ouvidos para expor o problema aos vereadores.
Depois de encerrada a sessão vários vereadores da base de sustentação do prefeito Jones Cavaglieri, bem como vereadores da oposição se reuniram com os representantes da comunidade que acusaram a secretária de Educação de Aracruz, Ilza Rodrigues Realli, de "desidratar" a escola de Mar Azul.
Segundo eles, a escola não foi apresentada como alternativa de matrícula para os alunos. Eles disseram que as opções eram a escola de Coqueiral ou de Barra do Sahy.
Diante da situação os vereadores marcaram uma reunião para esta quarta-feira (07 de fevereiro), no Plenarinho da Câmara, às 13 horas, com convite à secretária para que participe, além dos parlamentares, de moradores de Mar Azul e do Conselho Municipal de Educação.
"Vamos trabalhar para que se chegue a um denominador comum", disse o presidente da Casa, Alcântaro Filho, durante seu discurso.
PROGRAMAÇÃO
Outra crítica ferrenha dos vereadores foi em relação à programação de verão nas praias, criticando a pasta do Turismo.
"Trabalhamos incansavelmente para trazer a Arena Capixaba para Aracruz. No ano passado ela fez muito sucesso junto à comunidade de Santa Cruz, mas este ano o caminhão chegou na cidade e não pôde montar a estrutura por lá. Aracruz perdeu a arena, que foi levada para Praia Grande, em Fundão", destacou o vereador Carlinhos de Josiel.
Ainda houve críticas à não realização do evento de Barra do Sahy com o Bloco GuruSahy.
O vereador Bibi Rossato, por sua vez, defendeu a gestão de Jones Cavaglieri em relação à questão da Arena Capixaba.
"Houve uma falha de comunicação. Já estava marcado para Santa Cruz o Festival Gastronômico", lembrou ele.