Algodão doce, pintura na pele, pula-pula. Não faltou diversão para a criançada de Itaparica e região do entorno durante a Ação Global, realizada no último sábado (24 de fevereiro), na área ao lado da Igreja Católica, em Itaparica, Aracruz.
Aliás, para a garotada a diversão se estendeu ao campo de futebol de areia. Os meninos colocaram o coração na ponta dos pés e buscaram o título do torneio organizado pelo Gideões.
Melhor para a equipe do bairro Nova Santa Cruz que ficou com o título ao vencer a equipe de São Francisco.
Na terceira colocação ficou o time de Itaparica e em quarto Rio Preto.
O torneio recebeu o apoio da Associação de Moradores de Itaparica e Portal (AMIPO) e da Secretaria de Esportes de Aracruz. O secretário Emerson Nascimento foi até o local pela manhã e doou bolas e uniformes para os meninos. Também houve o apoio do vereador Fabio Netto que ajudou no torneio com a doação dos lanches.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos, a Ação Global foi um sucesso graças a participação da comunidade.
As pessoas puderam fazer carteira de identidade e CPF e também fazer os cadastros das famílias para participarem dos programas do governo federal. Também foi possível realizar testes rápidos e aferição de pressão arterial. Aliás, um grupo de agentes de saúde fez uma apresentação em forma de dança bastante interessante que demonstrou a importância dos cuidados com a saúde.
Um dos serviços prestados que mais chamou a atenção das mulheres foi a oficina de turbantes, ministrada por Sarita Faustino, que embora estivesse com um pequeno problema na garganta, teve voz suficiente para assinalar a importância do empoderamento feminino.
"O turbante é uma forma de empoderar a mulher preta. Ela se mostra do jeito que ela é. Ela deve se achar bonita e deixar alguns padrões preestabelecidos de lado", afirmou Sarita.
Ao final do evento houve a apresentação do Blocongo. O grupo levou seus tambores e casacas para animar ainda mais o público presente.