O problema de picos de energia na orla de Aracruz, já noticiado pela Web Rádio Voz do Piraqueaçu, também virou tema de discurso na Câmara Municipal do município na última segunda-feira (16 de abril) durante a sessão ordinária da Casa de Leis.
O vereador Romildo Broetto (PV) destacou que o problema da falta de energia virou uma bola de neve para os moradores da região litorânea de Aracruz, já que o bombeamento e consequente abastecimento de água pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi seriamente prejudicado.
Tão grave quanto a falta de energia e de água foi a justificativa apresentada pela EDP Escelsa. A assessoria de imprensa informou que além do problema provocado pela tempestade de domingo (15 de abril) e de segunda-feira (16 de abril), deixando vários bairros do município às escuras, ainda houve ação de vândalos, embora não tenha especificado em que local.
"Houve registro de aumento no volume de ocorrências relacionadas à interrupção de energia, principalmente por queda de árvores, galhos e objetos sobre a rede elétrica. Além disso, foi registrada a ação de vândalos que jogaram na rede elétrica vergalhões e correntes de ferro, que da mesma forma, causaram interrupção de energia", denunciou a empresa.
Outrossim, a empresa informou que houve reforço nas equipes em campo, que "trabalharam também durante a noite e madrugada, para o restabelecimento do sistema o quanto antes".