No dia 7 de novembro de 2017 entrou para o ordenamento jurídico de Aracruz a lei 4.140. Até aqui são apenas números. Mas o teor das novas regras é que mais interessa ao aracruzense. Esta lei dispõe sobre a obrigatoriedade de contratação de mão de obra de moradores do município por empresas prestadoras que desenvolverem algum tipo de serviço.
Isto significa que as empresas que escolherem se instalar em Aracruz deverão ter um percentual de 70% de trabalhadores do município em seu quadro efetivo. A regra é válida para contratações realizadas a partir do dia 7 de novembro de 2017.
Embora o trabalhador brasileiro não tenha muito o que comemorar nesse dia 1º de Maio, o vereador Paulo Flávio (PRB), autor do projeto de lei, espera contribuir com números palpáveis. Ele enviará à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) um ofício solicitando o levantamento dos números de emprego em Aracruz.
"Chegaram a dizer que a lei era inconstitucional. Mas quem recebeu os impactos dos grandes empreendimentos foram as comunidades de Aracruz. Então, é justo que os trabalhadores moradores do município sejam contemplados com a oportunidade de emprego", justificou o parlamentar.
O vereador Paulo Flávio disse que recebeu informações de que os números de acesso às vagas aumentaram. Mas não passaram de informações de bastidores. Daí a necessidade de ter os números oficiais.