Os vereadores de Aracruz retornaram do recesso nesta segunda-feira (6 de agosto) e, em seus requerimentos, cobraram algumas respostas do Executivo Municipal em relação a temas considerados importantes para a população local.
Além de elogios à realização da ExpoAgro Vidas, também houve cobrança em relação às áreas de saúde, saneamento e recursos humanos.
Pauta polêmica em todo País, a questão da divulgação de material com orientação de gênero e sobre a diversidade sexual nos estabelecimentos de ensino público de Aracruz acabou gerando um certo tumulto na sessão.
O presidente da Casa, Alcântaro Filho (Rede), acabou suspendendo a sessão por alguns minutos.
Depois do retorno, o vereador Fábio Netto (PC do B) requereu informações ao Executivo em relação às redes de água e esgoto dos empreendimentos Riviera Park e Enseada Ville, localizados no distrito de Santa Cruz.
“Apresento o requerimento ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, com a cópia integral do processo referente aos loteamentos Riviera Park e Enseada Ville. Compreende a autorização para implantação dos referidos loteamentos, licenças ambientais, viabilidade hídrica, condicionantes e demais atos concernentes às mesmas”, destacou o vereador Fábio Netto.
Ele citou artigo do Plano Diretor Municipal (PDM) que exige que o empreendedor é responsável por essas atividades.
“Então, não podemos deixar que o cidadão comum tenha que pagar R$ 4 milhões, através de seus impostos. Uma responsabilidade que é do empreendedor. Não é justo a sociedade pagar essa conta”, lamentou o parlamentar.
O vereador Romildo Broetto (PV) também apresentou requerimento para saber sobre a questão das troca das placas e da polêmica sobre o fato de Santa Cruz ser distrito ou bairro.
“Queremos saber sobre o projeto de instalação das placas. Quais critérios foram utilizados, qual o cronograma e, no caso da substituição da placa da praça de Santa Cruz, quem irá pagar a troca: a Prefeitura ou a prestadora de serviço”, indagou o vereador.
A vereadora Dileuza Marins Del Caro questionou a secretária de Saúde, Clenir Sani Avaza, sobre vários problemas constatados nas unidades de saúde de Aracruz e que já foram temas de outros requerimentos da parlamentar.