Aracruz é o primeiro município do interior do Espírito Santo a receber o Cerco Eletrônico. Na manhã de quarta-feira (19 de setembro) o prefeito Jones Cavaglieri, juntamente com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi, assinou a ordem de serviço para a implantação do sistema de monitoramento de veículos.
O sistema registra fotos de todos os veículos que passam pelas barreiras e suas respectivas placas são rastreadas pelo equipamento. Vitória foi o primeiro município do Estado a receber este reforço na segurança.
Caso algum veículo esteja sinalizado nos órgãos de segurança pública, os operadores irão repassar as informações detalhadas do carro como cor, modelo e o trajeto feito ao Ciodes, que irá solicitar a abordagem por meio da Polícia Militar.
Segundo o secretário Luciano Forrechi, Aracruz deverá implantar o sistema até o final de 2018. No município serão implantadas 32 barreiras eletrônicas.
As câmeras são dotadas de um sistema que faz o reconhecimento ótico capaz de identificar todos os veículos que passarem pelas barreiras.
A tecnologia do Cerco Eletrônico deverá atender a Sede nos próximos 90 dias. Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, a Orla ainda não tem previsão de receber o sistema inovador de segurança.
“É desafiador começar no município todo. Mas este é um caminho sem volta. Assim que começar a fazer todo o município deverá ser beneficiado”, disse Forrechi.
Ainda assim, tanto o secretário quanto o prefeito Jones disseram que as saídas do município serão agraciadas.
O prefeito Jones disse que foi ver de perto em Indaiatuba e em Guararema como funciona o Cerco Eletrônico nos dois municípios.
“Com o crescimento do tráfico e o consumo de drogas é possível ver que a tecnologia irá nos auxiliar na segurança pública. Essa segurança em Aracruz será ampliada e irá auxiliar a Polícia Militar e a Polícia Civil”, destacou o prefeito Jones.