Nove horas da manhã e todas as garotas da Melhor Idade estavam lá no trevo de Santa Cruz para iniciar a caminhada. Cheias de energia e esbanjando alegria elas comemoraram o Dia Internacional do Idoso, que oficialmente é no dia 1º de outubro, da forma como gostam: exercitando o corpo e confraternizando.
A homenagem foi organizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CRAS de Santa Cruz e contou com a participação maciça das meninas do Centro e também da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Aracruz, Rosilene Filipe.
Os exercícios funcionais voltados para a saúde corporal estavam sob a batuta da professora de Educação Física Renata Curto, que salientou a importância da atividade física para as pessoas e, principalmente, para quem já passou um bocadinho dos 60 anos.
“Trata-se da melhora na qualidade de vida. Com a atividade física é possível verificar um ganho muscular, aumento da mobilidade articular e melhoria do sistema cardiorrespiratório. É muito gratificante ver a evolução delas. Tenho aluna de mais de 90 anos fazendo agachamento perfeito. Isso é gratificante para mim é muito importante para elas”, avaliou Renata.
Acely Salles (do lado direito da senhora de blusa rosa), de 91 anos, também fez agachamentos
E por falar em quem tem mais de 90 anos, a dona de casa Acely Salles tem 91 anos e esbanja vitalidade.
“Fiz minha caminhada da minha casa até o trevo e agora estou voltando em outra caminhada para o local dos exercícios. Hoje caminhei pelo calçamento, mas normalmente eu e minha irmã caminhamos na areia da praia”, contou ela.
A irmã de dona Acely é Eny Salles que é um pouco mais nova. No alto de seus 89 anos ela demonstra muita vitalidade.
“Me sinto linda, maravilhosa e jovem quando faço minhas atividades físicas. Gosto muito de caminhar na praia também”, disse.
Para Norma Leal, de 74 anos, exercitar o corpo faz toda a diferença para o transcorrer do seu dia.
“O meu dia rende bastante. Normalmente eu caminho entre 1h30 e 1h40 e depois vou direto para a academia”, apontou ela.
A secretária Rosilene Filipe destacou a importância de atividades voltadas para o idoso.
“Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento do Vínculo buscamos o restabelecimento da vida saudável bem como o convívio com outras pessoas. Aqui buscamos a inclusão, além de compartilhar alegrias”, salientou a secretária.