“Na hora que vai chover, é só dar um relâmpago e a luz já apaga”. O discurso do vereador Paulo Flávio Machado (PRB) na Sessão Ordinária desta segunda-feira (28 de outubro) traduz a revolta de diversas famílias por terem aparelhos eletroeletrônicos danificados por conta dos diversos picos de energia que aconteceram desde o último sábado.
Embora pareça algo estranho que em pleno século 21 algumas casas fiquem sem energia por causa de uma chuva ou de um mau tempo, a população de Aracruz viveu parte das últimas 48 horas às escuras.
Ainda em seu discurso, o parlamentar reclamou que o desenvolvimento chegou desacompanhado da rede elétrica.
“O progresso chegou naquela região, mas o cabeamento é lá daquela época em que Dom Pedro chegou aqui para doar as terras para os índios. Não acompanhou a demanda e o crescimento desse monte de empresa que veio para cá”, lamentou Paulo Flávio.
A reportagem da Web Rádio Voz do Piraqueaçu acompanhou vários relatos de moradores da Orla de Aracruz que tiveram aparelhos queimados por conta dos incontáveis picos de energia que atingiram vários bairros.
São através dos grupos de Whatsapp que as pessoas perguntam sobre os problemas sofridos por vizinhos e também trocam informações para que possam ter seus problemas sanados. Desde sábado alguns comerciantes tiveram prejuízos com perdas de aparelhos e também de mantimentos que deveriam ser comercializados.
Há, ainda, relatos de que comunidades indígenas permanecem sem energia desde o último sábado.
Após a publicação da matéria, a assessoria de comunicação da EDP Escelsa entrou em contato com a reportagem e emitiu a seguinte nota:
“Devido o temporal, com chuva, ventos fortes que chegaram a 80 km, segundo o Climatempo, e projetaram objetos - como árvores, telhas e placas - sobre a rede elétrica, além do elevado número de descargas atmosféricas que atingiu o município de Aracruz, região norte do Estado, no final da tarde de sábado, dia 27, foi registrado um aumento de ocorrências de interrupção de energia”.
E a nota ainda acrescenta:
“Equipes técnicas foram imediatamente reforçadas e seguiram durante o sábado, madrugada e todo o dia de domingo atendendo os chamados. A EDP informa ainda que mantém todo o efetivo de atendimento reforçado, com mais de 150 equipes em campo, para atender algumas ocorrências pontuais, em áreas isoladas e de difícil acesso. O restabelecimento do fornecimento está sendo normalizado gradativamente”.