A Fonte do Caju está há alguns dias sem fornecer água aos moradores do distrito de Santa Cruz, o que gerou reclamações de moradores. Segundo relatos, o local está desde o último sábado com as torneiras secas.
Morador do distrito de Santa Cruz por toda a vida, o aposentado Olival Coutinho Silva reclamou que há alguns dias tem tentado buscar água na fonte em vão.
“Fui obrigado a ir a outro lugar buscar água porque não tem água na Fonte do Caju. Antigamente, o local jorrava água da terra, mas agora ficamos à espera de uma bomba para que jogue água para uma caixa e, só depois, possamos encher as garrafas”, lamentou o aposentado.
Outra falha que também incomoda quem mora no distrito é a falta de uma pessoa que fique responsável por cuidar da Fonte do Caju.
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Comunicação (SECOM), informou que o problema foi gerado pela falta de energia elétrica, devido à queda de uma árvore que atingiu a fiação.
“A EDP Escelsa foi ao local na manhã desta segunda-feira (12 de novembro) e, no momento, homens da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, estão realizando a limpeza da área afetada pela queda da árvore, para que assim o trabalho da EDP seja efetuado. De acordo com a SETRANS, a situação estará normalizada até a manhã desta terça-feira (13 de novembro).
E a nota da SECOM acrescenta:
“Quanto à disponibilidade de um funcionário para atuar na Fonte do Caju, a Prefeitura informa que a proposta precisa ser estudada”.
Desde novembro do ano passado, quando a fonte foi lacrada, o ex-secretário de Transportes e Serviços Urbanos Luiz Fernando Meier informou, diante de manifestação de populares, que conversaria com o secretário de Administração, Luciano Forrechi, para saber da possibilidade de se contratar pessoas para fazer a manutenção da Fonte do Caju.
Até então, o local permanece sem uma pessoa específica para realizar a manutenção. Existe apenas um servidor que abre e fecha o portão que dá acesso ao local.