O grande vitorioso na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Aracruz realizada nesta segunda-feira (17 de dezembro) foi o prefeito Jones Cavaglieri (SDD), que conseguiu colocar à frente do Poder Legislativo o vereador Paulo Flávio Machado (PRB), que coincidência ou não, é o líder do governo na Casa de Leis. Além dele, foi eleita sua base de apoio. Foram nove votos para a chapa 1 contra oito da chapa 2.
O vice-presidente na chapa 1, vencedora do pleito, é o vereador Carlito Candin (PRP), enquanto o 1º secretário eleito é Lula (PRTB) e o 2º secretário é Bibi Rossato (PSL).
Logo que o presidente da Câmara, Alcântaro Filho (Rede), anunciou a eleição da mesa diretora, o vereador Paulo Flávio inscreveu sua chapa. Foi dado o tempo de cinco minutos para que outros vereadores anunciassem outra chapa.
Ao retornar do pequeno recesso na 87ª sessão ordinária, foi anunciada a chapa 2, composta por Alexandre Manhães (MDB) como presidente, Dileuza Marins Del Caro (PSB) como vice, Marcelo Nena (PSL) como 1º secretário e Romildo Broetto (PV) como 2º secretário.
Diante de uma Casa cheia de assessores comissionados e algumas lideranças comunitárias, os vereadores foram marcando um “x” na chapa de sua preferência.
A votação da chapa 1 foi a seguinte: Adeir do Gás (PTB), Beto Negreiro (PRB), Bibi Rossatto, Carlito Candin, Carlinhos do Josiel (PP), Toni Loureiro (PP), Lula, Paulo Flávio e Ronivaldo Cravo (PRP).
Já a chapa 2 recebeu os votos dos seguintes vereadores: Alcântaro Filho, Alexandre Manhães, Celso da Farmácia (PRB), Dileuza Marins Del Caro, Fábio Netto (PC doB), Marcelo Nena, Mônica Cordeiro (PDT) e Romildo Broetto.
ANÁLISE
Com a eleição da chapa 1, encabeçada por Paulo Flávio, o prefeito Jones Cavaglieri tem quase como certa a aprovação de pautas polêmicas como o incentivo a grandes empresas (projeto de lei nº 11/2018) e o empréstimo/financiamento de R$ 77 milhões a ser contratado junto à Caixa.
Os projetos de lei 052/2018 e 053/2018 encontram-se na Comissão de Justiça para análise e votação do colegiado com as emendas apresentadas pelo atual presidente da Câmara, Alcântaro Filho, que propõe que o contrato seja quitado até o final da atual gestão, em 2020.
Como os dois projetos devem ser votados em regime de urgência e como eles se encontram na Comissão de Justiça, qualquer outro projeto não pode ser votado até eles serem colocados em votação, o que significa que a pauta está trancada.
Com a eleição da base do prefeito Jones Cavaglieri, as pautas prioritárias tendem a ser votadas e aprovadas e o Poder Legislativo poderá ser visto como uma extensão do Poder Executivo. Tudo vai depender da postura independente que se assumirá, ou não.
O presidente eleito deu mostras de que continuará comungando das ideias do chefe do Executivo.
“Gostaria de agradecer os votos que recebemos dos vereadores e a confiança que depositaram na nossa chapa. A intenção para o ano que vem é que possamos contar com o espírito de unidade, um espírito de união. Devemos focar no município de Aracruz”, concluiu Paulo Flávio, em seu discurso.
A posse da mesa diretora para o biênio 2019/2020 será no dia 1º de janeiro.
A candidata a vice na chapa 2, Dileuza, afirmou que se sentiu vitoriosa e parabenizou a chapa vencedora.
“Honramos nosso mandato e perdemos com dignidade. Parabenizo o Alexandre, o Marcelo e o Romildo pela coragem de participar. Me sinto uma vitoriosa por ter concorrido”, resumiu a vereadora.