A quatro dias do Natal é de fundamental importância a manutenção do veículo. Esta é uma época do ano em que muitas pessoas encaram as rodovias estaduais e federais. Então, é hora de enfrentar a fila nos centro automotivos de sua confiança.
Para Ronaldo Afonso Ravani, do Centro Automotivo Amigos, a revisão preventiva evita problemas e é sempre mais barata.
“Antes da viagem é bom checar os itens de segurança como o extintor, os faróis, calibragem de pneus, estepe com calibragem em dia, freio e suspensão, entre outros itens. Ao verificá-los, muitos motoristas evitam dor de cabeça na estrada”, orientou Ronaldo.
E Ronaldo explica o por quê da prévia manutenção ser mais barata.
“Ao ficar quebrado na estrada o motorista terá que chamar um guincho e levar em uma oficina que não conhece. Isto acaba por ser mais oneroso. Ele terá de pagar o que estão exigindo para que prossiga a viagem. Na estrada não tem como negociar. O corretivo fica mais caro que o preventivo”, assinalou ele.
Outra orientação bastante importante de Ronaldo é a de que o motorista não deve se iludir ao cair na estrada com um carro novo.
“Mesmo que o carro seja pouco usado é muito importante que se olhe os itens de segurança, verifique o estado dos pneus. É preciso fazer um check-up. É bom que um mecânico de confiança olhe tudo no carro. Com toda a checagem a probabilidade de dar problema é muito menor”.
Verificar se o macaco e a chave de roda estão em condições de uso é bem importante, já que, ainda de acordo com as orientações de Ronaldo, atualmente está bem mais difícil encontrar pessoas que queiram prestar auxílio nas estradas.
“Por fim, o motorista, antes de viajar, deve verificar se a documentação do veículo está em dia e é preciso muita atenção nas estradas. Deve-se dirigir com consciência respeitando as leis de trânsito”, finalizou Ronaldo.