Em uma semana marcada pelo fechamento do Pronto Atendimento do Hospital Maternidade São Camilo, a boa notícia para a população de Aracruz ficou por conta do anúncio feito pelo prefeito Jones Cavaglieri nesta sexta-feira (4 de janeiro) de que além do PA 24 horas de Vila Rica, o município terá mais um em Barra do Riacho e outro em Jacupemba. A previsão é que ambos entrem em atividade no período entre 90 dias e seis meses.
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Jones Cavaglieri explicou detalhadamente como está funcionando o Pronto Atendimento 24 horas do bairro Vila Rica e disse que a verba aplicada no único PA do Hospital São Camilo poderia ser investida em unidades já existentes no município.
“A unidade de Barra do Riacho irá atender a população da orla, que gira em torno de 30 mil habitantes. Enquanto em Jacupemba, a unidade deverá atender uma população em torno de 20 mil habitantes”, explicou Cavaglieri.
Uma preocupação foi gerada na população quando na tarde do último dia 2 (quarta-feira), o Município anunciou a renovação do contrato com o Hospital Maternidade São Camilo por dois anos, mas que não incluía o Pronto Atendimento.
“Oferecer um PA para a população é uma obrigação do Município e vimos que com a verba que seria destinada ao hospital poderíamos colocar unidades funcionando 24 horas, como é o caso de Jacupemba e Barra do Riacho”, explicou o prefeito.
Ainda de acordo com o prefeito, as pessoas atendidas no PA do Vila Rica contam com uma infraestrutura necessária.
“Temos um espaço reformado, com médicos atendendo com tranquilidade. Será oferecida a mesma estrutura para os outros PA’s que passarão por reformulações para poderem atender em regime de 24 horas”, informou o mandatário.
O Pronto Socorro continuará atendendo os casos de urgência e emergência.
“Quem precisar de um atendimento mais complexo de urgência ou emergência será levado para o hospital”, explicou Cavaglieri.
O contrato renovado por dois anos com o hospital é de R$ 12.739.633,13 (doze milhões setecentos e trinta e nove mil seiscentos e trinta e três reais e treze centavos). Ele oferecerá aos munícipes cirurgias eletivas e exames como mamografia, ultrassonografia e tomografia.
Cirurgia Eletiva: tratamento cirúrgico proposto, mas cuja realização pode aguardar ocasião mais propícia, ou seja, pode ser programada. Por exemplo: mamoplastia, gastrectomia. (Fonte: portaleducacao.com.br)