Sair de Portal de Aracruz (Rio Preto) e desembarcar na Sede ficará mais caro a partir do dia 1º de fevereiro. As tarifas de ônibus passarão por um reajuste de 8,73%, confirmado após a reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMTRAT), realizada no dia 3 de janeiro. Na próxima quarta-feira (30 de janeiro) foi convocada uma reunião com a população, na sede do Corpo de Bombeiros, às 18 horas, para detalhamento das planilhas que justificam o aumento tarifário.
Apenas a representante do Conselho Popular de Aracruz (CONSPAR), Liceliana Souza, votou contrariamente ao reajuste. Em ata publicada em diversos grupos do aplicativo Whatsapp, ficou pública a posição defendida pela representante popular.
“O munícipe deseja que o aumento garanta maior pontualidade, menos lotação e veículos mais confortáveis”, defendeu Liceliana.
Ainda durante a reunião do COMTRAT, o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Paulo Neres, explicou que a implantação do serviço de ônibus executivos (com ar condicionado) no município recebeu parecer contrário da Procuradoria da Prefeitura de Aracruz.
As redes sociais, depois das manifestações de 2013, passaram a ter uma importância grande para a sociedade, em geral. Normalmente, é na internet onde os cidadãos encontram outras pessoas que compreendem seus anseios e suas preocupações. Assim acontece em Aracruz. E pelo aplicativo Whatsapp, é possível acompanhar inúmeras reclamações. Poucos elogios.
Ônibus pega fogo em meio a discussão sobre aumento de tarifa
Em um vídeo que circulou nas redes sociais nesta segunda-feira (28 de janeiro) é possível ver um ônibus da Expresso Aracruz pegando fogo. O motorista teria alegado que tentou utilizar o extintor de incêndio do veículo, mas o mesmo não teria funcionado e o motorista teria tentado apagar as chamas do coletivo com areia.
Em julho do ano passado, a Prefeitura de Aracruz concedeu o prazo de 120 dias para que a Expresso Aracruz corrigisse falhas no sistema de transporte. Na ocasião, o diretor da empresa Ortêmio Locatelli disse que a abertura do processo por parte da PMA era “inoportuna, precipitada, desproporcional e desarrazoada” e que buscaria a Justiça garantir o seu direito de continuar prestando o serviço contratado “em respeito aos cidadãos e na melhor forma de Direito”.
Nesta segunda-feira, tanto a Prefeitura de Aracruz como a empresa Expresso Aracruz foram procurados pela reportagem da Voz do Piraqueaçu para que respondessem alguns questionamentos, mas até a hora da publicação da matéria ninguém respondeu.
nao entendo o pq de alfinetar somente a espresso sabendo que..a cordial tbm ira ter reajuste nos preços das tarifas tbm.e outra sobre onibus quebrado e pessimas condiçoes.cordial tbm estar,e outra quebra tbm.kkk sobre horarios .a cordial tbm tem uns horarios de domingo que so jesus na causa...acho que se fosse pra debater a ponto de chamar o povo no bombeiro pq nao na prefeitura que é la que fica a secretaria de transporte da expresso e cordial tbm..aproveitariamos e debatesse a situacao precaria da saude de aracruz nosso hospital que foi nos tomado igual que rouba um doce na boca de uma criança.fala serio...se o transporte ta a tal ponto de ir parar no bombeiro para uma reuniao nao é culpa da expresso nao é sim da prefeitura tbm.ja tirou o sao camilo agora vai tirar oque?os buzao .se as passagens vai ter alta nao é so a exoresso a culpada..fala serio...desabafo..
NÃO CONSIGO ATINAR PARA A LÓGICA DE AMBAS PARTES.A PRESTADORA EXPRESSO ARACRUZ, É UMA LÁSTIMA NÃO TEM O MENOR RESPEITO PELO PUBLICO ALVO, PARTINDO DA PREMISSA DE QUE A EMPRESA EXISTE EM FUNÇÃO DO PASSAGEIRO, COISA QUE ESTA MUITO LONGE DE SER OBSERVADO PELA EXPRESSO , COM A CONIVÊNCIA DA PREFEITURA QUE NÃO FISCALIZA, E AS CONVERSA FIADAS DO REPRESENTANTE DA EMPRESA.POR OUTRO LADO, A PREFEITURA QUE DEVERIA VELAR PELO INTERESSE DO CIDADÃO, NÃO O FAZ, POR PURA NEGLIGÊNCIA E IRRESPONSABILIDADE.A CADA ANO A POPULAÇÃO SE VÊ SURPREENDIDA COM O AVISO DE QUE TEREMOS AUMENTO DO PREÇO DAS PASSAGENS, COM O DE ACORDO DE UM TAL CONSELHO DE TRANSPORTE, QUE NA VERDADE SÓ APARECE NESTA OPORTUNIDADE, NÃO SE SABENDO SEQUER QUEM SÃO SEUS MEMBROS, PORÉM, SABENDO QUE NENHUM DELES , É USUÁRIO DO TRANSPORTE COLETIVO.ASSIM NÃO SABEM DAS REAIS DIFICULDADES DOS USUÁRIOS.NÃO DA PARA ENTENDER O PORQUE DE PERCURSOS TÃO CURTOS, TER UM PREÇO TÃO ELEVADO COMO OS DE ARACRUZ, SE COMPARARMOS COM OS PREÇOS DO TRANSCOL, MESMO COM A ALEGAÇÃO DE SUBSÍDIOS. O FATO É QUE, O EXPRESSO ARACRUZ É UMA PÉSSIMA PRESTADORA DE SERVIÇOS , E QUE O SETOR COMPETENTE DA PREFEITURA, É CONIVENTE COM O MAU SERVIÇO PRESTADO, ALÉM LÓGICO DE UM ROSÁRIO DE OUTRAS RAZÕES QUE NÃO JUSTIFICAM UM AUMENTO TÃO SIGNIFICATIVO.EM TEMPO VALE PERGUNTAR, PORQUE NA SEDE DO CORPO DE BOMBEIROS,E NÃO NA CÂMARA DE VEREADORES ENTRE TERÇA E SEXTA-FEIRA? E PORQUE ÀS 18:00 hs, SE SABEMOS QUE NESTE HORÁRIO AS PESSOAS INTERESSADAS, ESTÃO EM SEUS TRABALHOS , OU SAINDO DELES, O QUE SIGNIFICA ATRASO PARA PARTICIPAR DA TAL REUNIÃO? ISTO ME FAZ ENTENDER Q
Qual o horário da reunião com as comunidades? Grata