Diante da falta de respostas dos governos federal e municipal para o problema da saúde indígena, foi marcado para esta quinta-feira (31 de janeiro) um dia de protesto. Indígenas de Aracruz fecharam a rodovia que liga Aracruz-Sede à Orla, na via pela fábrica. Mas, ao que parece, o problema vai além da saúde.
Imagem do início do protesto
No entanto, também há informações de que a via que liga a Sede ao bairro Coqueiral também será fechada.
Trata-se do dia de Mobilização Nacional Indígena. De acordo com cartaz veiculado em redes sociais, índios de 22 estados brasileiros e Distrito Federal e manifestantes em seis países (Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Portugal e Irlanda) estariam indo às ruas para reivindicar mais atenção à agenda indígena.
Cartaz veiculado em redes sociais
Em trecho da convocação feita pela internet também diz-se que “o Brasil é o país mais perigoso para ativistas e defensores da terra e do meio ambiente”.
Segundo dados da ONG britânica veiculado no texto da convocação, em 2017 foram 57 assassinatos de líderes indígenas, ativistas comunitários e ambientalistas “por protegerem seus lares e territórios dos efeitos da mineração, do agronegócio e de outras atividades que ameaçam seu modo de vida”, diz o texto divulgado.
REIVINDICAÇÕES
Proteção dos direitos indígenas previstos na Constituição Brasileira;
Demarcação das Terras Indígenas (TIs);
Garantia dos direitos humanos e combate à violência contra indígena;
Reconhecimento dos povos originários e de sua cultura ancestral;
Contra a transferência da demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura;
Contra a flexibilização e transferência do licenciamento ambiental para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);
Pelo respeito aos tratados internacionais em especial o Acordo de Paris e o direito de consulta e consentimento;
Contra o desmonte da Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI) e a municipalização da saúde.
Temos que lutar para defender os nossos direitos são 519 anos de massacre tá na hora de acabar com isto o atual governo só pensa na elite
Isso é manifestação politicaEsquerdistas defensores do ptÍndios tem que ter os mesmos direitos dos outros afinal direitos iguais pra todosSd não e discriminação
Manda um montão para proteger a nossa Amazônia.Quero ver quem vai.
Concordo plenamente com essa manifestação, o nosso povo indígenas estão sendo massacrado por defender o planeta que está gritando pedindo socorro e agora voltam também para a saúde, avante meu povo indígenas.