noticias597 Seja bem vindo ao nosso site Jornal Voz do Piraqueaçu!

Cidade

Vereadores retornam de recesso e transporte e saúde dominam discursos

Publicada em 04/02/19 às 20:58h - 826 visualizações

Web Rádio Voz do Piraqueaçu


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vereadores retornam de recesso e transporte e saúde dominam discursos  Compartilhar a noticia Vereadores retornam de recesso e transporte e saúde dominam discursos  Compartilhar a noticia Vereadores retornam de recesso e transporte e saúde dominam discursos

Link da Notícia:

Vereadores retornam de recesso e transporte e saúde dominam discursos
Vereador Paulo Flávio apresentou requerimento a ser encaminhado ao Tribunal de Contas  (Foto: Divulgação - Youtube)

No retorno do recesso dos vereadores, dois assuntos dominaram os discursos da 88ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracruz, realizada nesta segunda-feira (4 de fevereiro). O problema da saúde e o aumento da tarifa de ônibus receberam especial atenção dos parlamentares em seus discursos.


Embora a Câmara Municipal tenha assento no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMTRAT) e apenas o Conselho Popular de Aracruz (CONSPAR) tenha votado contrariamente ao aumento da tarifa, em reunião realizada no dia 3 de janeiro deste ano, os vereadores demonstraram insatisfação com a majoração no preço das passagens dos coletivos.


Tais discursos poderiam parecer estranhos para observadores mais atentos, já que a Câmara possui direito a voto no COMTRAT, conforme dita o artigo 6º, inciso I, alínea “d”, da lei 3.966, de 9 de setembro de 2015.


“Se o aumento tivesse que passar pela aprovação daqui (da Câmara), ela não seria aprovada. Ela seria reprovada. Nós pediríamos que fosse reduzido menos 10%, menos 20%, porque os nossos ônibus não oferecemo conforto necessário e adequado que a população merece”, destacou o presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Flávio Machado (PRB).

 

O vereador Alcântaro Filho também criticou seriamente o aumento das tarifas.


“Convenhamos. O nosso transporte rodoviário é um lixo. É uma vergonha para a população de Aracruz. Nós já debatemos nessa Casa de Leis inúmeras vezes a forma como as empresas de transporte tratam os consumidores, os cidadãos de Aracruz. Nós vemos que não há condições nenhuma de permanecer essa frota que aí está”, apontou o parlamentar.


CPI DA SAÚDE X AUDITORIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


Se aparentemente os vereadores estão do mesmo lado na questão do transporte público, na questão da saúde, os representantes parecem se posicionar em lados bem opostos.


De um lado, o grupo formado por cinco vereadores de oposição insiste no pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades no setor. Enquanto de outro lado, a saída encontrada pelos governistas para dar uma resposta à sociedade aracruzense foi solicitar ao Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) que seja instaurada uma auditoria no setor de saúde de Aracruz.


O presidente da Câmara, Paulo Flávio, alegou que indeferiu o pedido de instalação da CPI por uma questão formal: ainda faltava uma assinatura para abertura da Comissão. Para que seja instalada, é necessária a assinatura de um total de seis vereadores. Até o momento, só cinco assinaram.


Em meio a tal queda de braço encontra-se a população que pouco sabe onde buscar atendimento em situações complicadas, como foi o caso relatado pelo vereador Alcântaro.


“Recebi a denúncia de que um menino teria buscado atendimento por causa de uma fratura no fêmur. Depois de passar por unidades de Aracruz, ele foi encaminhado para Vitória e estaria em risco de vida”, apontou Alcântaro, que protocolou novamente o pedido de instalação da CPI da saúde.


E o parlamentar citou a Constituição Federal no artigo que dispõe sobre as funções das Câmaras.


“A fiscalização do Município será feita pelo Legislativo Municipal. Não podemos transferir a nossa responsabilidade para o Tribunal de Contas”, assinalou.


Em seu discurso, o presidente da Casa, Paulo Flávio, defendeu a posição de que não existe no parlamento qualquer intenção de encobrir problemas na saúde. Para tanto, ele e outros 11 vereadores teriam assinado pedido de instalação de auditoria do TCE no setor.


“Viemos requerer a promoção de auditoria e/ou inspeção para examinar a legalidade, legitimidade e a economicidade de atos da gestão praticados pela Secretaria Municipal de Saúde e na transferência de recursos públicos para o Hospital São Camilo quanto aos aspectos contábeis, financeiros, orçamentários, patrimoniais, operacionais e ambientais”, destacou o presidente da Câmara ao ler o documento a ser encaminhado à Corte de Contas do Estado.


ASSINARAM O PEDIDO DE CPI DA SAÚDE

Alcântaro Filho

Celson da Farmácia

Dileuza Del Caro

Fábio Netto

Mônica Cordeiro


ASSINARAM O REQUERIMENTO AO TCE-ES
Adeir do Gás

Beto Negreiro

Bibi Rossatto

Carlinhos do Josiel

Lula

Marcelo Nena

Paulo Flávio

Roni Cravo

Romildo Broetto

Toni Loureiro





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


francisco

05/02/2019 - 20:11:06

oposiçao fachada ,a saude e o transporte ja sao um caos a muito tempo ,resta saber o pq so agora as criticas , TA COM CARA QUE ESTE GRUPINHO QUE SE AUTO TITULAM OPOSIÇAO ESTAO QUERENDO O EXECUTIVO NO ANO QUE VEMTRABALHAR QUE É BOM NINGUEM QUER


Luiz Carlos dutra Fagundes

05/02/2019 - 06:36:09

Alexandre manhã a maioria dos evangélicos votaram em você inclusive eu ,ah,ah arrependo de ter confiado em tu .Sair um pouco desta rádio e vai trabalhar.


Leandro Lú

04/02/2019 - 22:16:53

Câmara vendida!


Rone Bronw

04/02/2019 - 22:10:36

Se fosse para dá um nome a essa palhaçada seria a seguinte: "JONES E OS 12 CORRUPTOS DE ESTIMAÇÃO! Bando de bandidos!!!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (27) 9 9265-3511

Copyright (c) 2024 - Jornal Voz do Piraqueaçu - Não para nós, não para nós,Senhor, mas para Sua Glória!
Converse conosco pelo Whatsapp!