Depois de diversas reclamações de moradores de Santa Cruz, Nova Santa Cruz, Coqueiral, Praia do Sauê, Itaparica e Santa Rosa, em Aracruz, e por meio de matérias da Voz do Piraqueaçu, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) tomou conhecimento do problema grave que todas as noites tem incomodado os moradores: a densa fumaça.
Nesta sexta-feira (15 de fevereiro) a SEMAM fará uma fiscalização juntamente com técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) para tentar identificar o foco da fumaça. Houve moradores que disseram que se trata da atividade de carvoaria.
Na semana passada, os moradores relataram que a fumaça incomodou bastante, tendo o problema se agravado com a chuva da última quarta-feira (13 de fevereiro).
Foi na madrugada da última quinta-feira (14 de fevereiro) que a fumaça parecia mais intensa, no trecho entre a ponte sobre o rio Piraquê-açu e o bairro Nova Santa Cruz.
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Comunicação (SECOM), informou que disponibilizaria uma equipe de fiscalização para trabalhar à noite, período em que a fumaça mais incomoda.
“Caso seja detectada alguma carvoaria, o licenciamento ambiental é de responsabilidade do IDAF. Desta forma, a Prefeitura já o acionou e irá acompanhá-lo na tarde desta sexta-feira. Caso seja detectada alguma irregularidade, as medidas cabíveis serão tomadas”, informa nota da SECOM.
Vídeo gravado no início da manhã desta sexta-feira mostra como a fumaça tem prejudicado a vida de moradores de Nova Santa Cruz.