Moradores de Santa Cruz, Itaparica, Nova Santa Cruz e Coqueiral voltaram a ser fortemente incomodados esta semana com a turfa, localizada na zona rural do distrito.
Os relatos são de que o forte odor de fumaça tem início à noite, sempre por volta de 20h30, resultando para os moradores da região problemas respiratórios como coriza e tosse.
Nesta semana foi registrado o avanço da fumaça até o mar, como mostra a foto que ilustra esta matéria.
Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que o combate do incêndio tem acontecido todos os dias, desde o início do mês de março.
“O Corpo de Bombeiros Militar informa que realiza o combate de incêndio em vegetação de turfa na zona rural de Santa Cruz, em Aracruz, durante todos os dias, desde o início do mês de março. Uma área de aproximadamente 400.000 m² é atingida pelo efeito de combustão de matéria orgânica, neste período de estiagem, em um terreno de uma empresa de papel e celulose”, informa a nota.
Ainda de acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, a operação de controle da queimada é executada por uma guarnição de militares do município, e conta com o apoio de uma equipa disponibilizada pela empresa com caminhões-pipa, onde é efetuado o alagamento da extensão.