As primeiras ações do Movimento #NossaAracruz após a reunião da última quarta-feira (17 de abril) já começaram a surgir nesta quinta-feira (18 de abril). Ainda que às vésperas de um feriado prolongado, as pessoas que querem mudanças no transporte público do município se movimentaram e já marcaram reuniões em suas comunidades.
Já foram agendadas reuniões com as comunidades de Barra do Riacho e Vila do Riacho. Os moradores que querem discutir o problema poderão comparecer à reunião da próxima terça-feira (23 de abril), na Associação Comunitária. Já quem mora na Vila do Riacho, o encontro está marcado para a quarta-feira (24 de abril), no Clube Riachão.
Trata-se de uma roda de conversa para que as pessoas descrevam os problemas pelos quais passam com o transporte coletivo de Aracruz, de forma mais descentralizada. Outras comunidades da Orla do município estão sendo convidadas a realizar encontros semelhantes.
Mas além das reuniões, o Movimento #NossaAracruz disse que assumirá uma postura mais enérgica contra o prefeito Jones Cavaglieri, que segundo Rhayrane Pedroni, membro do movimento, ainda não se reunião com eles para que fosse discutida a revogação do decreto que instituiu o reajuste de 8,73% na tarifa municipal dos coletivos.
A Câmara de Aracruz aprovou por unanimidade a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os problemas relacionados ao setor. O presidente da Casa, Paulo Flávio Machado (PRB), justificou a abertura da CPI afirmando que o preço das passagens são altos, o número de ônibus é insuficiente nas diversas linhas, existe superlotação dos veículos, além da indisponibilidade de horários.
O reajuste da tarifa foi aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMTRAT), em reunião realizada em janeiro. Mas o martelo quem bateu foi o prefeito Jones Cavaglieri, determinando o aumento das passagens a partir de 1º de fevereiro.
SERVIÇO
Roda de Conversa na Barra do Riacho
Local: Associação de Moradores da Barra do Riacho
Data: 23 de abril (terça-feira)
Horário: 19 horas
Roda de Conversa na Vila do Riacho
Local: Clube Riachão
Data: 24 de abril (quarta-feira)
Horário: 19 horas
O mal que os poderes públicos geram para as comunidades - nos últimos anos - resulta num embate desigual e insano entre o interesse privado, a politicagem e a coletividade. As associações viraram tutela de prefeitos e vereadores, colocando-as incapazes de se organizarem para agir contra os interesses do povo. O Legislativo faz firulas, como sempre, mas sabe há anos que o transporte público do município é uma vergonha. Já o Comspar (conselho municipal que deveria agir pela unidade e representação das associações) insiste no papel de inutilidade pública na defesa (!?!?') dos direitos coletivos. A gloriosa reação popular que surge agora tem uma longa estrada para colocar os pingos nos "is". Esse conluio entre empresa, prefeitura e câmara não é de agora, navega ao longo de algumas gestões municipais às custas de péssimos serviços públicos, pagos com o dinheiro do povo pobre e desamparado. O povo de Aracruz se vê refém da alternância incompetente e ineficaz da política rasteira cujo conceito se baseia em: quanto pior, melhor - seja pra situação ou oposição: afinal, a ordem dos fatores não altera o produto.
Gente boa noite a #nossaaracruz precosa mesmo em ves de corre atras de abaixa o presso da passagen que esta subindo de acordo com o nosso combustivel e querendo ou nao tem um motivo pra ta subindo.Pq vcs nao se reuni e vao briga pelo o hospital que fecharam as portas sem motivo por um prefeito que nao esta nem ae pra população.Ou entao que briga briga pelos dois hospital e passagem