As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) do Transporte e da Saúde já têm componentes para iniciarem os trabalhos. Ambas darão prosseguimento às reivindicações da população de Aracruz que passa por problemas em ambos setores.
A CPI do Transporte Público contará com os vereadores Dileuza Del Caro (PSB), Celson da Farmácia (PRB), Alcântaro Filho (Rede), Carlinhos de Josiel (PP) e Marcelo Nena (PSL). Os detalhes sobre os dias de reunião da comissão, quem será o presidente e o relator do colegiado ainda não foram divulgados.
SAÚDE
Já a CPI da Saúde contará com os seguintes parlamentares: Dileuza Del Caro, Fabio Netto (PC do B), Adeir do Gás (PTB), Mônica Cordeiro (PDT), Bibi Rossato (PSL) e Roni Garcia (PRP). Esta comissão deverá apurar as relações contratuais da administração municipal (que se encerraram no início do ano) com o Hospital Maternidade São Camilo entre outros pontos ligados à área.
Em janeiro, cinco vereadores (Alcântaro, Celson, Dileuza, Fábio e Mônica) haviam assinado o pedido de instalação da CPI da Saúde, um número insuficiente para tal ato legislativo. Somente dois meses depois, no dia 25 de março, é que outros cinco vereadores decidiram assinar o pedido. Foram eles: Adeir do Gás, Beto Negreiro (PRB), Carlinhos de Josiel, Marcelo Nena e Romildo Broetto (PV).
Uma das justificativas para a instalação do colegiado foi a transferência do PA/SUS do Hospital São Camilo para a Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Rica. De acordo com o documento de instalação, a transferência foi feita de “forma improvisada, ou seja, sem estrutura de atendimento adequada".
TRANSPORTE
A reunião com os moradores de Barra do Riacho, realizada nesta terça-feira foi considerada muito produtiva. Várias lideranças estiveram presentes para discutir o problema do aumento das tarifas dos ônibus coletivos e também a qualidade dos mesmos. Nesta quarta-feira (24 de abril) está marcada a reunião na Vila do Riacho, às 19 horas, no Clube Riachão.
Já nesta quinta-feira (25 de abril) é a vez das comunidades do distrito de Santa Cruz se reunirem para discutir os problemas gerados pelo aumento da tarifa.
O reajuste das passagens em 8,73% foi aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMTRAT) e o decreto foi assinado pelo prefeito Jones Cavaglieri. A passagem com o reajuste passou a valer a partir do 1º de fevereiro.
Desde então, a população reagiu e criou o Movimento #NossaAracruz que chegou com a proposta de discutir os principais problemas da cidade, começando pela qualidade do transporte público.
SERVIÇO
Roda de Conversa na Vila do Riacho
Data: Hoje (24 de abril)
Horário: 19 horas
Local: Clube Riachão
Reunião sobre o Transporte Público com as Comunidades de Santa Cruz, Itaparica e Nova Santa Cruz
Data: Amanhã (25 de abril)
Horário: 19 horas
Local: Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi (EBMAR) - ES-010
É...E Santa Rosa como sempre fica de fora né ...não tem jeito mesmo com esses políticos...como sempre somos excluídos mesmo ,sabendo que a nossa passagem é a mais cara do município.