Não foi por falta de aviso. O prefeito Jones Cavaglieri (SD) não revogou o decreto do aumento de 8,73% na tarifa de ônibus e Aracruz amanheceu esta segunda-feira (29 de abril) com vários pontos da cidade interrompidos por manifestações pró-redução das passagens.
O chefe do Executivo sequer recebeu lideranças do Movimento #NossaAracruz para uma conversa. Foram várias tentativas frustradas de discutir com Cavaglieri o problema do transporte público da cidade.
Só quem mora na Orla sabe do tamanho do problema do transporte público. Há trechos em Aracruz, como o de Itaparica por exemplo, em que o munícipe tem que desembolsar até R$ 10,80 para chegar à Sede. Depois tem que pagar mais R$ 10,80 para retornar ao local de origem.
Foram interrompidas estradas na Praia do Sauê, na Vila do Riacho, na rodovia ES-257, próxima à aldeia Pau-Brasil, e no trecho da ES-010, em Nova Santa Cruz. Na Sede os manifestantes fecharam as saídas das empresas Cordial e Expresso Aracruz. Não houve circulação de coletivos saídos das garagens.
Manifestantes na ES-010, em Nova Santa Cruz
Durante a parte da manhã, as interrupções das pistas ganharam adeptos. Vários moradores engrossaram as manifestações, embora em alguns locais, como em Nova Santa Cruz um homem chegou a puxar a arma para os manifestantes e furou o bloqueio com arrogância e violência.
“Você faz isso porque não tem que pagar o absurdo de passagem que nós pagamos. Além de ter que andar em ônibus que pega fogo e solta a porta”, gritou uma manifestante para o homem.
Foi liberada passagem para ambulâncias
Mas, no geral, os motoristas compreenderam e aguardavam pacientemente a liberação da pista que acontecia por alguns minutos. A Polícia Rodoviária Estadual acompanhou de perto a manifestação para garantir a segurança dos manifestantes. Ambulâncias tiveram livre acesso. Aguardavam apenas o tempo de retirada de galhos da pista.
Caro amigo prefeito! Da pra resolve,então ajuda os irmãos Aracruzense. E' muito fácil! E ganha a confiança de todos. Ainda acreditamos em nossos líderes.
Aqui em Itaparica vivemos quase que isolados porque final de semana e feriados só passa ônibus aqui de manhã e depois só a noite vindo de Aracruz se caso precisar de traspotran temos que andar por mais de vinte minutos até Santa Cruz
Toda revolução tem um começo isso é só o início. O povo agora tem que se juntar pra saber KD a saúde do município de Aracruz
Parabéns a todos que fizeram isso por nós cidadão de bem.obrigado mesmo
agora sim os cidadãos da orla, estão de parabéns, porque a orla foi esquecida o litoral em peso foi esquecida.
A passagem mais cara do país a população que mais usa é a que mais sofre.
O povo unido jamais será vencido. Parabéns a todos.
Estamos juntos pelo melhor de nossa população.
Agora sim os cidadãos Aracruzenses estão de parabéns.