Quando uma comunidade sente a necessidade de expandir suas ideias e sobreviver em meio ao insistente desemprego, é hora de arregaçar as mangas e ir à luta. Foi o que aconteceu com os cooperados da Cooperativa de Massas de Guaraná, a Coopermassas, que acaba de completar um mês de fundação e almeja altos voos.
A história dos cooperados tem em comum a necessidade de ter uma renda para sustento da família e a inserção no mercado de trabalho dos jovens da comunidade de Recanto Feliz, em Guaraná, Aracruz.
“Moramos em um local de pessoas carentes e vimos a diversificação de produtos daquele curso que fizemos. Não tínhamos garantia de serviço e sem oportunidades. Foi pensando dessa forma que chegamos à conclusão de que se nos juntássemos, poderíamos sim, fazer e ser diferente”, assinalou a cooperada Susi Arlem da Silva Matos Barbosa.
“Não queremos que fique só em Guaraná. Queremos expandir futuramente para que possamos adentrar em outros locais”, completou ela.
Nada aconteceu de forma fácil para o grupo. Antes de dar início à fabricação das massas artesanais, foi necessário passar por um curso no SENAC, que contou com o apoio da Caixa e da Prefeitura de Aracruz.
“Nosso curso começou com 20 pessoas. Apenas 13 concluíram. Mas para começar os trabalhos da cooperativa apenas oito pessoas apostaram na ideia”, disse a cooperada Ângela Maria Dias Moura.
No grupo existem jovens entre 18 e 20 anos e mulheres que antes de serem cooperadas são mães.
“Foi preciso dividir as tarefas dentro da cooperativa para que também pudéssemos dar conta do trabalho em nossas casas”, contou Susi.
Fazem parte da Coopermassas os cooperados Danielle Elesbão Souza Ferreira, Susi Arlem da Silva Matos Barbosa, André Luís Zeferino Candeias, Rosângela Elesbão Souza de Meira, Ângela Maria Dias Moura, Alexandra Tomaz, Zirleide de Souza Teixeira e Carlos Henrique dos Santos Campos.
O primeiro grande desafio da Coopermassas será a 9ª Italia Unita, festa dos imigrantes italianos de Aracruz.
“Durante a festa ficaremos com o desafio de produzir capeletti durante os três dias de festa. Para tanto, teremos um espaço para oferecermos nossos produtos”, explicaram Ângela e Rosângela.
Massa produzida pela Coopermassas de Guaraná
Por enquanto a Coopermassas está envolvida na fabricação do capeletti, mas os cooperados garantiram que depois da festa que acontecerá em julho, outras massas também serão produzidas, tais como: tagliadella, lasanha, raviogli, entre outras, além dos doces.
Informações dadas por membro do Secretariado dos Imigrantes Friolanos de Aracruz dão conta de que a massa produzida pela Coopermassas é única no Brasil, pois contém ingredientes utilizados há muito tempo pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Brasil. O segredo da receita está guardado a sete chaves com os cooperados.
Meus parabéns a todos vocês da empresa coopermassa. Estou ansiosa para degustar os seus pratos
Parabéns a todos da coopermassas eu estou ansiosa para experimentar as massas de vcs
Aqui fica meus agradecimentos. Esperamos servi a todos com muito carinho e dedicação 😊
Obrigada pela matéria