Marque em sua agenda! Na próxima terça-feira (25 de junho) haverá uma audiência pública na Câmara de Aracruz, a partir de 19 horas, convocada pelo presidente da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa, deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL). A pauta é o índice alarmante de violência no município, com um aumento de 90% em relação ao ano passado.
De acordo com dados divulgados pelo parlamentar, de janeiro a maio de 2018 foram registrados 11 homicídios em Aracruz. Nesse mesmo período, em 2019, o registro foi de 21 homicídios na cidade. E foi no distrito de Guaraná que os registros provocaram mais preocupação. Foram quatro homicídios no período do levantamento.
“Precisamos entender o que está acontecendo por lá, visto que é uma região em que os estudos mostram uma maior concentração de idosos”, assinalou Bahiense.
Durante a audiência pública, os cidadãos poderão fazer observações e perguntas. Em seguida será aberto tempo para respostas de representantes das polícias, da Câmara Municipal, da Prefeitura, Justiça e Ministério Público.
Também fazem parte da comissão os seguintes parlamentares: Euclério Sampaio (sem partido), Capitão Assumção (PSL), Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), Marcelo Santos (PDT), Enivaldo dos Anjos (PSD) e Luciano Machado (PV)
De acordo com dados da Assembleia Legislativa, a Comissão tem por atribuição discutir, votar e fiscalizar projetos e ações relacionados à prevenção da violência e da criminalidade, entre outras atividades específicas.
A Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado já realizou audiências públicas em Colatina (16 de maio), Cachoeiro de Itapemirim (30 de maio) e Vila Velha (18 de junho).
A Voz do Piraqueaçu reafirma que não faz coberturas específicas do dia a dia da violência em Aracruz e, principalmente, na Orla do município. Porém, quando se trata de discutir a política pública, em si, o canal de comunicação fica aberto para informar a população da importância de sua participação nas ações de combate à violência urbana.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Tema: Aumento da violência em Aracruz
Data: 25 de junho (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Câmara Municipal de Aracruz
É realmente uma pena que o município não possa fazer mais do que remediar um problema criado pelas esferas federal (estatuto do desarmamento, relativização da atividade criminosa nas universidades, código penal pífio) e estadual (contingente deficitário da PM). Mas, uma vez que não podemos fazer tudo, façamos tudo o que podemos. Partiu!
Interessante analisar o período em que a violência cresce, não apenas em Aracruz, mas em todo país. Que relação não teria com a crescente onda conservadora e o incentivo ao porte de arma, que é fomentado pelo próprio presidente da República e seu partido?
Esse é o grande momento de discurtimos a uma guarda municipal de Aracruz
Importancia para desempenho.Aracruz venha obter seus valores e crescimento e respeito!
De grande importância para nosso Município e para o conhecimento da sociedade.