O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Transporte, vereador Alcântaro Filho (REDE), solicitou ao presidente da Câmara Municipal, Paulo Flávio (PRB), que designasse servidora da área de Comunicação Social para que registrasse as reuniões da CPI, mas o pedido foi negado.
Por meio de memorando, comunicação interna da Câmara, o presidente da CPI solicitou no início de julho que fosse feito o registro das reuniões do colegiado por profissional ligada à área de Comunicação, de forma que a população obtivesse mais informações acerca do que tem sido deliberado nas reuniões, por meio do site da Casa de Leis e também de suas redes sociais.
“A fim de conferir maior transparência e publicidade aos atos legislativos da CPI, solicito a designação para servidor do Setor de Comunicação para realizar o registro das reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito e posterior publicação no site e mídias oficiais da Câmara Municipal de Aracruz/ES”, justifica Alcântaro em documento enviado ao presidente da Casa de Leis.
Alegando que possui apenas um servidor e também alegando falta de interesse público na liberação de servidora que trabalha na área da Comunicação da Casa de Leis para o registro das atividades realizadas pela CPI do Transporte, o presidente negou o pedido. Outra alegação do presidente Paulo Flávio é que a servidora é essencial para o funcionamento do órgão.
“A designação da única servidora que exerce o cargo não coaduna com a consecução de um resultado de interesse público, uma vez que esta é essencial para o regular funcionamento deste órgão”, respondeu o presidente da Câmara, Paulo Flávio, também por comunicação interna.
Sendo assim, a população não contará com informações sobre a CPI nem no site da Câmara e nem em suas mídias sociais (Facebook, YouTube).
A CPI do Transporte é resultado de uma série de denúncias feitas pela população acerca dos diversos problemas enfrentados por ela no dia a dia do transporte coletivo.
Na semana passada, a moradora de Praia do Sauê Suely Abrantes foi ouvida na CPI e assinalou os diversos problemas do setor, recebidos por ela por meios das redes sociais.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Nesta quarta-feira (17 de julho) foi realizada a 21ª Sessão Extraordinária na Câmara de Aracruz e foram colocados em votação de segundo turno cinco projetos de lei de autoria do Poder Executivo. Ao final, todos foram aprovados pelos vereadores.
Os parlamentares entram em recesso parlamentar e retornam no dia 5 de agosto para sessão ordinária da Casa.