Conhece algum “handman”? Por essas bandas do verde-amarelo esse profissional é chamado de “faz tudo”. Recentemente, o profissional que reúne qualificações diversas para resolver os problemas de consertos domésticos recebeu o nome de “marido de aluguel”.
O handman é aquele que faz jardinagem, resolve alguns problemas hidráulicos, elétricos, monta móveis, enfim, ele é o “cara” na hora de resolver esses problemas e outros mais. Em Santa Cruz (distrito de Aracruz) e região, ele atende pelo nome de Alef Rocha dos Santos.
Mas a grande sacada desse profissional é reconhecer um material jogado no meio do lixo e transformá-lo em uma obra de arte.
“É como dizemos ‘do lixo ao luxo’. Consigo enxergar um material bom para transformar em uma peça de utilidade”, assinalou Alef.
Quando entra em seu espaço de trabalho com madeira, Alef conta que esquece do mundo.
“Eu desligo de tudo quando estou por aqui”, contou o artista.
Sim! Alef é um artista que transforma pedaços de madeira em arte.
Em sua casa ele possui diversos objetos como troncos e madeira de demolição que foram encontrados em esquinas da região onde vive. Assim que ele vê esse material, Alef consegue enxergar um banco, uma mesa ou outro objeto que vira obra de arte. Ao chegar em seu pequeno atelier, o que era nada ganha forma.
Pingômetro produzido com madeira reciclada
Pingômetro, casinha para alimentação de passarinho, mesa de refeições, banquinho desmontável, tábua para churrasco, placas diversas. Essas são algumas de suas produções.
Atualmente, Alef tem duas encomendas bem peculiares. Uma cama de casal que se transformará em um sofá e um pequeno piano infantil, datado de 1932, que deverá ser recuperado.
O gosto pelo trabalho manual em madeira, Alef herdou de seu pai, Aldiano Soares dos Santos.
“Meu pai teve a experiência de viver nos Estados Unidos. Ele morou em Nova Jersey (New Jersey) por um ano e meio e lá trabalhava com madeira. Era uma madeira um pouco diferente das que trabalhamos por aqui”, disse Alef, citando o pai com muita admiração.
Quem quiser entrar em contato com o Alef pode ligar no número (27) 98821-4808.