O Setembro Amarelo já passou e ele foi dedicado à discussão de políticas públicas em torno da prevenção ao suicídio. Mas o cuidado com a vida do próximo é uma prática a ser desenvolvida todos os 365 dias do ano. Pensando nisso, a Pastoral da Saúde Mental da Paróquia São João Batista, em Aracruz, está com atendimento psicológico até o dia 13 deste mês.
No Brasil, os números de suicídios registrados pelo Ministério da Saúde são preocupantes. O Governo Federal aprofundou as investigações e constatou que nos últimos 11 anos, de todas as intoxicações exógenas, 46,7% (220.045 casos) foram devido à tentativa de suicídio. Ainda de acordo com os números oficiais, o Sudeste concentrou quase metade (49%) das notificações, seguido do Sul (25%). Os menores índices foram do Norte (2%).
A Paróquia São João Batista quer ajudar na diminuição dos registros desses casos com o atendimento psicológico para pessoas com comportamento suicida.
Se ouvir uma frase semelhante a essas, tente ajudar (Cartaz de alerta do Ministério da Saúde)
As inscrições para o atendimento tiveram início nesta segunda-feira (4 de novembro) e segue até o dia 13 deste mês nos seguintes dias e horários: segundas, quartas e sextas-feiras, 8h às 10h; 14h às 17h; e de 19h às 20h30. O local para inscrição é na Secretaria da Igreja São João Batista, no Centro de Aracruz.
Para mais informações sobre as inscrições, entre em contato pelo número (27) 99923-2565.
O número de contato das autoridades para apoio às pessoas com esse comportamento nos Centros de Valorização da Vida (CVV) é o 188.
Vídeo divulgado pelo Ministério da Saúde