Como garantir os direitos da pessoa idosa sejam atendidos e respeitados pelas instituições? Para discutir esse assunto, o deputado estadual Gandini criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A primeira reunião do colegiado será nesta sexta-feira (8 de novembro), às 9 horas, no Plenário Rui Barbosa, na Assembleia Legislativa.
O encontro terá como tema “Sistema de Atendimento e Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa”. A mesa de debate será composta pela promotora da 11ª Promotoria de Justiça Cível Idosos, Pessoas com Deficiência e Minorias do MPES, Dra. Sandra Maria Ferreira de Souza; pela supervisora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Tarcila Rodrigues; e pela assistente social do grupo da 3ª Idade “Vem Viver”, Gilderlandia Silva Kunz.
Segundo o deputado Gandini (Cidadania), a ideia é trazer uma reflexão sobre os avanços que precisam ocorrer em termos de políticas públicas e na articulação entre as instituições.
“Precisamos garantir os direitos da pessoa idosa, por meio do fortalecimento e efetivação de ações junto aos órgãos competentes. Há uma legislação própria para esse público, mas precisamos avançar nas políticas públicas para o atendimento aos idosos. Queremos reunir os atores envolvidos e discutir ações que podemos implementar”, destaca Gandini.
Foram convidados para o debate as secretarias de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e de Direitos Humanos (SEDH), Conselhos Estadual e Municipais dos Idosos do Estado, OAB, Defensoria Pública, dentre outras instituições.
SERVIÇO
1ª Reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Data: 8 de novembro (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Assembleia Legislativa - Plenário Rui Barbosa
Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Fabrício Gandini