A promessa foi feita diretamente pelo prefeito Jones Cavaglieri (SD) ao presidente da Câmara de Aracruz, Paulo Flávio (PRB), que durante a 127ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (18 de novembro) revelou a conversa que teve com o chefe do Executivo durante reunião na última quinta-feira (14 de novembro).
“Quinta-feira eu tive uma reunião com o prefeito e meus assessores e ele nos garantiu que a UPA (da Barra do Riacho) até dezembro entra em funcionamento. Então, a palavra dele está empenhada. Espero que em dezembro ela entre em funcionamento”, disse o presidente da Casa de Leis.
De acordo com informações do site da Prefeitura de Aracruz, a Unidade Básica de Saúde da Barra do Riacho teria sua documentação enviada ao Governo Federal para que seja incluída no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde para que fosse transformada em Unidade de Pronto Atendimento após reformas estruturais que teriam início em janeiro. A UBS Barra do Riacho teria recebido a numeração 7329725.
Desde então, a população da Orla de Aracruz aguarda que a UPA da Barra do Riacho seja inaugurada. Em entrevista coletiva concedida no início do ano, o prefeito disse que entregaria as unidades da Barra do Riacho e de Jacupemba até o final do primeiro semestre.
“Temos um espaço reformado, com médicos atendendo com tranquilidade. Será oferecida a mesma estrutura para os outros PA’s que passarão por reformulações para poderem atender em regime de 24 horas”, disse Jones Cavaglieri em entrevista coletiva concedida em janeiro.
No início do ano, a Prefeitura de Aracruz rescindiu seu contrato com o Hospital Maternidade São Camilo, local que fazia os atendimentos, mas que passaram a ser realizados na UPA 24h do bairro Vila Rica.
Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção primária. A UPA 24h atende os casos de complexidade intermediária, enquanto o pronto-socorro do hospital atende urgências e emergências.