O Cidadania Aracruz fechou 2019 neste sábado (14 de dezembro) com palestras diversas, oferecendo aos presentes ao Cerimonial Elísio, a oportunidade de pensarem sobre sua saúde, sobre seus conceitos de fé e, finalmente, com informações importantes sobre o pleito de 2020.
O auge do encontro foi com o pré-candidato a Prefeitura de Aracruz Dr. Coutinho que, diferente do que muitos poderiam esperar, contou sobre sua experiência de fé e de sobrevivência na palestra “O milagre da vida”.
Décimo sétimo filho de uma família de 22 filhos, o médico contou emocionado sobre sua experiência de fé com Maria, mãe de Jesus.
“Eu nasci e depois de 15 dias eu tive tétano umbilical (também chamado de tétano neonatal), o que me impediu de ser amamentado e nem mesmo água eu conseguia engolir. Minha mãe me consagrou a Nossa Senhora das Graças e me deu a Medalha Milagrosa. Eu fui para o Hospital dos Servidores Públicos, em Vitória. Lá me desanganaram”, lembrou Dr. Coutinho.
Em seu relato, o médico contou que ao retornar para casa, permanecia com o problema de alimentação. Até que uma amiga da mãe, Dona Amália, apareceu eu sua casa durante quatro dias até que conseguiu amamentá-lo.
“Foi um milagre de Nossa Senhora das Graças. Depois, aos nove anos, meu pai faleceu. Todos diziam que era um colapso. Mas minha mãe explicou que tinha sido coração. Desde então, eu disse que seria um médico do coração. Aos 15 anos, minha mãe faleceu com câncer, e eu prometi que seria um cardiologista”, lembrou ele.
Antes da palestra-depoimento de Dr. Coutinho, no início do Grande Encontro da Cidadania, o urologista José Cardia explicou a importância dos exames na palestra “Câncer de Próstata”.
“Não é uma coisa simples, mas câncer de próstata tem cura. É preciso que os homens se cuidem. Não podem ter preconceito”, alertou José Cardia.
Na palestra seguinte o advogado, especialista em Direito Eleitoral, Marcelo Nunes detalhou algumas alterações que são fundamentais para os pré-candidatos, durante a palestra “Regras Eleitorais para Pré-Candidatos”.
“Existem palavras mágicas que todos devem ficar atentos para evitar que infrinjam a lei. São elas, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral): apóiem, elejam, voto de confiança”, avisou o advogado.
O deputado federal Da Vitória esteve presente ao evento e fez uma análise das conjunturas nacional e municipal.