O fim de 2019 se aproxima e o Ano Novo se aproxima, mas as velhas demandas persistem na Câmara de Aracruz. Durante discurso da tribuna nesta segunda-feira (16 de dezembro), o vereador Romildo Broetto (PV) voltou a cobrar respostas sobre o início das obras da avenida Primo Bitti que liga os bairros Itaparica e São Francisco à ES-010.
A cobrança do parlamentar volta à cena política e a queda de braço com o Executivo Municipal é nítida. Ocorre que no meio das disputas está a população local que sofre com poeira e lama durante todo o ano.
Embora Broetto tenha agradecido o esforço do secretário de Obras e Infraestrutura, João Paulo Calixto da Silva, pelo esforço em colocar a primeira máquina na pista, as respostas oficiais têm demorado além do que os moradores dos dois bairros podem suportar.
Na última semana, durante a realização do 1º Festival de Verão de Itaparica, vários moradores reclamaram com a reportagem da Voz do Piraqueaçu sobre os problemas que enfrentam a cada chuva intensa que atinge o bairro. Os prejuízos materiais se acumulam, além dos transtornos gerados para quem vive às margens da via.
No dia 9 de dezembro (segunda-feira), a reportagem solicitou esclarecimentos sobre o assunto à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz. Todos os questionamentos não foram respondidos.
A reportagem indagou sobre a ordem de serviço assinada no dia 17 de outubro, na ocasião da entrega da Farmácia Cidadã no bairro Guaxindiba. Sessenta e um dias se passaram sem qualquer sinal de máquinas para dar início às obras. Foi questionado o que teria acontecido para que as obras não tivessem começado.
Até a publicação desta matéria nesta terça-feira (17 de dezembro) não foi enviada qualquer resposta ao canal de comunicação.
A pavimentação da avenida Primo Bitti é uma reivindicação antiga das comunidades de Itaparica e São Francisco e uma emenda parlamentar do ex-deputado Marcus Vicente (PP) de R$ 3,1 milhões foi destinada para as comunidades para a devida pavimentação, após pedidos dos vereadores Carlinhos de Josiel (PP), Romildo e Toni Loureiro (PP), juntamente com a ex-presidente da Associação de Moradores de Itaparica e Portal (AMIPO), Liceliana Souza.
Nenhuma máquina foi colocada na avenida para o início das obras.
Ao final da sessão ordinária, o presidente da Casa Legislativa convocou todos os vereadores para a Sessão Extraordinária que acontecerá nesta quarta-feira (18 de dezembro), a partir de 14 horas.