Depois dos acordes finais dos músicos que tocaram em Santa Cruz, Barra do Sahy e Mar Azul, chegou a hora de apresentar a conta para o cliente. Se os eventos do verão 2020 fossem promovidos pela iniciativa privada, seria o comércio local o principal interessado com os valores a serem pagos. Mas como o verão 2020 foi bancado pela Prefeitura de Aracruz, os vereadores querem detalhes desses gastos.
Durante a 135ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (27 de fevereiro), os vereadores Dileuza Marins Del Caro (PSB), Marcelo Cabral Severino (PSL) e Romildo Broetto (PV) apresentaram requerimento com pedido de informações detalhadas sobre os valores pagos aos artistas locais que se apresentaram no período compreendido entre o Revéillon e o Carnaval 2020.
Além do detalhamento dos valores dos cachês, os parlamentares também querem que a Secretaria de Turismo informe os valores pagos com estrutura, palco, som, gerador banheiro químico.
“Apresento requerimento para saber, de forma detalhada, sobre a locação de imóveis, quais os servidores que usufruíram e quais as justificativas para a utilização desses imóveis”, disse a vereadora Dileuza.
Ainda dentro do período do verão 2020, o vereador Romildo Broetto direcionou seu requerimento à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude para obter informações minuciosas sobre os eventos esportivos de verão.
Se por um lado, alguns vereadores cobraram informações mais detalhadas, por outro lado, os vereadores Carlinhos de Josiel (PP) e Bibi Rossato (PSL) elogiaram a secretária Flávia Cândida Ferreira Santos pela realização dos eventos de verão e valorização dos artistas locais.
CORONAVÍRUS
Com informação da possibilidade de haver um morador de 25 anos, recém-chegado de Singapura, infectado pelo coronavírus (Covit 19), vereadores demonstraram preocupação com o protocolo da Organização Mundial da Saúde para a proteção da população local.
O presidente da Câmara de Aracruz, vereador Paulo Flávio Machado (PRB), destacou a necessidade de obter informações detalhadas do Estaleiro Jurong sobre a chegada de uma equipe de profissionais, que poderiam ter tido contato com o suposto infectado.
O rapaz de 25 anos está em quarentena domiciliar e o resultado para coronavírus deverá sair em alguns dias.
VOTAÇÃO
Os dois projetos apresentados em segundo turno na Casa de Leis foram aprovados por unanimidade.
O primeiro a ser aprovado foi o projeto de autoria da vereadora Dileuza sobre a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais afixarem placas ou cartazes em local visível com o número 180 - Disque Denúncia violência contra a mulher.
O segundo projeto aprovado é de autoria da vereadora Mônica Cordeiro (PDT) e versa sobre a instituição da Semana de Conscientização da Fibromialgia em Aracruz, a ser lembrada quando completar o dia 12 de maio (Dia Mundial de Conscientização sobre a Fibromialgia).