Comemorar 10 vezes a aprovação de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi o pontapé inicial para que o projeto Vestibulares 2020 tivesse início na Escola Caboclo Bernardo, na Barra do Riacho, Orla de Aracruz.
De forma voluntária, no ano passado os professores da Escola Caboclo Bernardo ministraram aulas de reforço para a turma que faria a prova do Ifes. O nome do projeto era Pré-Ifes.
O professor de Geografia da escola, João Alberto Miranda, conta que o sucesso de seus alunos ao entrar no Ifes fez com que outros alunos do colégio se interessassem no reforço.
“Após o sucesso do projeto no ano de 2019, uma vez que 10 alunos foram aprovados no Ifes, estudantes de várias séries, interessaram-se em participar desse projeto. Hoje, temos alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, 1º anos, 2º anos e 3º anos do Ensino Médio, preparando-se para provas como Enem e o próprio Ifes”, relatou o professor João Miranda.
Já a professora de Língua Portuguesa da Escola Caboclo Bernardo, Patrícia Coutinho, identificou a falta de motivação por parte dos alunos até chegar a eles a notícia do sucesso dos colegas.
“Desde o ano passado, o corpo docente vem identificando que muitos alunos têm o potencial para fazer provas como a do Ifes e do Enem e entrar em conceituadas instituições, mas encontravam-se desestimulados e até desacreditados, por isso, além de trabalharmos conteúdos específicos de cada disciplina também trabalhamos as competências sócio-emocionais e até mesmo a autoestima dos alunos”, garantiu a professora Patrícia Coutinho.
Segundo o diretor da escola, Auriel Stauffer, o fato de estarem preparando uma gama de alunos para o Enem e para o Ifes, acaba por influenciar positivamente o restante do corpo discente.
Sala de aula cheia na escola da Barra do Riacho
“Com essas aulas em paralelo às aulas normais, além de preparar nossos alunos para diversas provas de vestibulares, esperamos que todos os estudantes se interessem cada vez mais pelas matérias, aulas e pelo ambiente escolar enquanto espaço de aprendizagem e troca de experiências”, assinalou o diretor Auriel Stauffer.
As aulas de reforço buscam se apresentar em pé de igualdade com qualquer outro pré-vestibular ministrando aulas teóricas, simulados e palestras.
PROFESSORES E SUAS DISCIPLINAS
Língua Portuguesa: Patrícia Coutinho
Matemática: Patrik Carvalho
Geografia: João Alberto Miranda
História: André Fontes
Ciências: Antônio Pandolfi
Química: Késia Roncati
Física: Naftaly Felix