Igreja Católica e fiéis encontraram uma nova forma de rezar e continuar participando dos ritos sacros sem correr o risco de se contaminar com o novo coronavírus e nem contaminar os irmãos em Cristo. É a utilização das redes sociais com suas transmissões ao vivo.
No próximo domingo, às 19 horas, o padre Suderlan Tozo Binda e o diácono Waldemir Costa Pereira, irão transmitir a Santa Missa, direto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Coqueiral, Aracruz. Diferente de outras celebrações, sempre acompanhadas pelas comunidades, esta será com a igreja vazia.
Para participar da missa, bastará acessar o perfil da Paróquia Imaculada Conceição Coqueiral, no Facebook, e acompanhar toda a celebração. Para o padre Suderlan, este é um momento de reflexão. Ele acredita que as pessoas possivelmente sairão diferentes desse momento de recolhimento.
“Considero que esse tempo é de repensarmos o modo de vida que levamos. Penso, em primeiro lugar, que não devemos voltar simplesmente à nossa vida de antes, sem antes criarmos uma nova consciência para lidar melhor consigo, com o outro e, principalmente, com a natureza”, avaliou o pároco.
E acrescentou:
“Em segundo lugar, devemos passar de dominadores das relações para cuidadores das relações. Se conseguirmos, nesse tempo, aprender que necessitamos de ser cuidados e cuidarmos, será uma grande mudança”, concluiu.