Dois cenários e duas divulgações numéricas que exigem uma reflexão. O mês de abril se encerrou com o registro de mais uma morte pelo novo coronavírus em Aracruz. A Covid-19, que vem se espalhando pelo planeta desde o final do ano passado, tendo iniciado em Wuhan, na China, tem se agravado, embora a Secretaria Municipal de Saúde venha realizando campanha intensa de utilização de máscaras e permanência em casa para as pessoas que possam ficar em isolamento social.
No dia 1º de abril, o município teve a primeira confirmação da doença, reforçando a ideia de que permanecer em confinamento é o remédio mais indicado para evitar a contaminação.
Desde então, os números aumentaram e no dia 25 de abril, Aracruz registrou a primeira morte em razão do novo coronavírus. Cinco dias se passaram e outra morte foi registrada, desta vez de um homem de 54 anos, diabético e portador de problemas renais.
Com o registro da primeira morte, o município passou a figurar na zona de risco moderado do Mapa de Risco de Covid-19, que é divulgado pelo Governo do Estado.
A Prefeitura de Aracruz divulgou os seguintes números ao final desta quinta-feira (30 de abril): mortes - duas; casos confirmados - 22.
MÁSCARA
Desde a última segunda-feira (27 de abril), um decreto do prefeito Jones Cavaglieri determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras. Ele ainda pede que a população seja uma aliada no enfrentamento da Covid-19.
“Fique em casa, respeite o isolamento social. Se for extremamente necessário sair, tome todas as atitudes de segurança contra o contágio, como o uso de máscara, as medidas de higiene e as regras de afastamento”, diz uma mensagem veiculada em redes sociais.
NÚMEROS (referentes a 30 de abril)
Casos confirmados: 22
Casos descartados: 170
Casos Suspeitos: 85
Casos Notificados: 277
Óbitos: 2
Os números divididos por bairros estão no link a seguir. Os números de Aracruz estão incluídos. Tem que procurá-los. https://coronavirus.es.gov.br/painel-covid-19-es
Olá! Onde podemos acompanhar os casos em Aracruz por bairros?