Ainda em estudo preliminar uma nova rota turística deverá incrementar o setor e, assim que os efeitos da pandemia do novo coronavírus acabarem, o destino a ser explorado deverá ser a Rota do Baiacu, em Santa Rosa, no município de Aracruz.
Em entrevista ao jornal Voz do Piraqueaçu, a secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida Ferreira Santos explicou que o momento ainda é de estudos internos sobre a nova rota.
“Com a Rota do Baiacu, de Santa Rosa, poderemos linkar com o distrito de Santa Cruz, que tem um setor hoteleiro forte”, apontou a secretária.
A avaliação que o setor do turismo vem fazendo é que novos conceitos deverão ser implantados. E a rota a ser explorada deverá aproveitar a vocação histórico-cultural do distrito de Santa Cruz, que se encontra próximo. Por ora, os estudos estão temporariamente interrompidos.
“Com a chegada da pandemia, o setor do turismo foi o primeiro a parar e deverá ser o último a retomar as atividades. Até o início dessa pandemia o setor era o que mais crescia no país. Com essa paralisação, chegou a hora de rever conceitos para em seguida podermos alavancar, criar ou renovar o setor”, assinalou a secretária.
Segundo Flávia Cândida, o grupo de trabalho da Secretaria de Turismo e Cultura está voltado para a teoria, para os estudos.
“Até porque neste momento não podemos realizar estudos fora. Por exemplo, existe empresa privada querendo investir no setor e necessitamos de saber um pouco mais sobre as aldeias indígenas, mas neste momento não podemos fazer pesquisas locais. Vai ser preciso nos reinventarmos”, considerou.
A secretária Flávia Cândida sabe dos entraves de investimentos que foram impostos por conta da Covid-19. As contratações de serviços de cursos, palestras e capacitações estão suspensas pelo decreto do prefeito Jones Cavaglieri.