O alerta para que as pessoas evitem se aglomerar e andar sem máscaras parece ser repetitivo, mas os números do mês de maio são de assustar, então, a insistência para que as pessoas preservem o isolamento social e o distanciamento social nas vezes que precisar sair é mais do que necessária. O mês de maio iniciou com duas mortes pela Covid-19 e encerrou com 12 pessoas que morreram por causa do novo coronavírus.
A elevação dos números em mais de 500% coincide com a abertura gradual do comércio de Aracruz e também com a abertura de shoppings autorizada pelo Governo do Estado.
O mês foi marcado por notícias que levam todos à reflexão como a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e até mesmo pelo contágio do governador Renato Casagrande e da primeira-dama Maria Virgínia Casagrande, que inclusive esteve internada por causa da doença.
As autoridades sanitárias lamentam pelo aumento dos números e afirmam que as pessoas, em certos momentos, só começam a dar mais atenção aos cuidados necessários quando a Covid-19 deixa de ser representada por números e é substituída por nomes. Nomes de pessoas que são queridas e próximas, muito embora todos sejam protegidos pelo sigilo.
VEJA OS NÚMEROS
1º de Maio
Óbitos: 02
Casos Curados: 09
Casos Confirmados: 24
Casos Suspeitos: 90
Casos Descartados: 170
Casos Notificados: 284
31 de Maio
Óbitos: 12
Casos Curados: 57
Casos Confirmados: 106
Casos Suspeitos: 442
Casos Descartados: 406
Casos Notificados: 954